Voltar para a tela anterior.

Samu é destaque na Tribuna Livre da Câmara de Caxias do Sul

A diretora-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), doutora Carolina Cunha Lima, fez a explanação do trabalho de 19 anos feito pelas equipes e que soma 886.352 regulações médicas e 360 mil atendimentos na rua


O percurso de 19 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ganhou a atenção dos vereadores, durante a Tribuna Livre da sessão ordinária do Legislativo caxiense desta quarta-feira (29/11). A diretora-geral da unidade, Carolina Cunha Lima, fez a explanação do trabalho das equipes e que soma 886.352 regulações médicas e 360 mil atendimentos na rua desde 24 de agosto de 2004 até hoje.

A doutora ressaltou que, em 2010, o serviço foi municipalizado e trabalham no espaço 138 servidores públicos, entre os quais: médicos, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem. Ao todo e diariamente, são 13 unidades de serviço na rua.

A missão do grupo é salvar vidas, frisou Carolina, que apresentou um vídeo mostrando a atuação das equipes e uma mensagem tocante e traduzida nos seguintes termos: “Para nós, aquela vida (que o serviço atende) é um amor de alguém. Não medimos esforços. Somos uma família. Cada um de nós tem seu valor e respeito”.

Em termos de ligações pelo fone 192, a média diária é de 241 telefonemas. Desde a implantação do serviço, 2 milhões de pessoas foram atendidas por telefone. A diretora-geral também listou todos os veículos disponíveis e como são equipados, tendo estrutura de ponta. Mencionou que a regulação de atendimentos começou a ser regionalizada e, para o futuro, a previsão é que esse expediente envolva os 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A doutora ainda salientou que existe dentro do Samu o Núcleo de Educação em Urgência voltado a capacitar os próprios profissionais que atuam no órgão.

Quanto à receptividade pelo atendimento, Carolina informa que a ouvidoria tem mostrado um percentual de 70% de retornos positivos. Para 2024, a diretora-geral adianta que deverá ser ativado o Serviço de Resgate e Transporte Aeromédico.  “Em breve, Caxias vai ser pioneira nesse atendimento também. Estamos aqui para colaborar na transformação da sociedade, transformando o aprendizado em algo significativo na vida das pessoas”, enfatizou a doutora, recebendo os cumprimentos do plenário.

Fizeram questão de utilizar o microfone para parabenizar as equipes do Samu pelo empenho e dedicação à população os seguintes parlamentares, representando suas respectivas bancadas: Sandro Fantinel/PL, Felipe Gremelmaier/MDB, Alberto Meneguzzi/PSB, Estela Balardin/PT, Adriano Bressan/PRD, Lucas Diel/PDT, Juliano Valim/PSD, Alexandre Bortoluz/PP, Marisol Santos/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO e o presidente Zé Dambrós/PSB.

No caso de Meneguzzi, Estela, Bressan, Diel e Juliano, expressaram gratidão por já terem chamado as equipes e recebido atendimento. Emocionado, Zanchin contou que foram duas solicitações para socorrer sua mãe, que foi atendida por “anjos”, pela presteza e técnica demonstradas.

29/11/2023 - 15:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo