Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo divulga dados da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A manifestação foi na tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou a tribuna do grande expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/11), para divulgar dados da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Os números são de junho de 2021 a janeiro de 2023, demonstrando detalhes e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município. Convidou a população a participar da 1ª Edição do Natal Autista em Caxias do Sul, no dia 10 de dezembro (domingo), em Forqueta.

Frizzo informou que, de acordo com dados apresentados, 78,71% dos autistas da cidade são do sexo masculino e 21,29%, do sexo feminino. A faixa etária mais representativa entre os casos de TEA é a de 2 a 3 anos, representando 25,67%. Contou que 78,52% das crianças com TEA estão frequentando a escola, enquanto 21,48% não se encontram matriculadas em instituições de ensino.

A tucana explicou que, dos casos registrados no Cadastro Único, apenas 15,78% recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No âmbito da saúde, 94,11% contam com atendimentos clínicos especializados, tais como: fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, psicopedagogia, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional.

Tatiane comentou que, hoje, a cidade possui 858 carteirinhas de autistas, emitidas pelo site da Acessibilidade e Inclusão (Faders), por meio da divulgação do projeto da Frente “TEAbraça”. Pediu um olhar mais atento para esse grupo. Afirmou ser necessária a existência de dados, para a criação de políticas públicas.

Presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal, Tatiane enfatizou que o objetivo do grupo é promover diversas atividades, incluindo encaminhamentos ao Executivo, reuniões públicas, visitas técnicas, exposições culturais e palestras. Também fazem parte da frente os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Rose Frigeri/PT.

Em apartes, o vereador Lucas Caregnato/PT elogiou a colega pelo tema abordado e por todo o trabalho realizado pela frente. Salientou que é essencial o avanço de criação de políticas públicas para o segmento. O vereador Lucas Diel/PDT atentou para a necessidade do mapeamento de pessoas com TEA, no município. Em apoio às pautas, manifestaram-se, ainda, os vereadores tucanos Marisol Santos e Olmir Cadore.

29/11/2023 - 15:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo