Voltar para a tela anterior.

Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil será entregue nesta quarta-feira

A honraria homenageia os profissionais Juarez Mazzocchi, Maria Inês Menegotto Campos e Nelson Carlos Sartori e a concessão ocorre em sessão solene, no plenário da Casa, às 19h


A comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil 2023 será concedida para os seguintes profissionais: diretor da Exacta Engenharia e Administração Ltda, Juarez Mazzocchi; presidente do Sinduscon Caxias (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Caxias do Sul), Maria Inês Menegotto Campos; e diretor da regularização fundiária da Secretaria Municipal do Urbanismo, Nelson Carlos Sartori. A entrega da distinção ocorre em sessão solene desta quarta-feira (29/11), no plenário da Casa, às 19h.

O requerimento com o protocolo dos nomes vem assinado pela Mesa Diretora 2023, que tem os seguintes integrantes: Jose Pascual Dambrós/PSB (presidente), Olmir Cadore/PSDB (1º vice-presidente), Renato de Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (1º secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª Secretária).

A comenda é outorgada pelo Legislativo, a cada dois anos, a profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta na área da construção civil, além de estabelecimentos de ensino e a professores das referidas áreas pelos relevantes serviços prestados. Ela foi instituída a partir do decreto 322/A, de 3 de setembro de 2014, da autoria da vereadora Denise Pessôa/PT.

Conheça os homenageados:
- Maria Inês Menegotto de Campos nasceu em 4 de outubro de 1963. Complementou sua formação em Tecnólogo em Hotelaria no Hotel Sheraton, Rio de Janeiro, cidade em que permaneceu e iniciou a sua formação em Arquitetura e Urbanismo sendo graduada pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, em 1991. No retorno para a cidade natal, Caxias do Sul, agora com marido e duas filhas, ingressou no mesmo ano como assessora de Obras na Universidade de Caxias do Sul, onde permaneceu como arquiteta e assessora de Obras durante 20 anos, em paralelo com seu escritório de arquitetura, onde desenvolvia projetos diversos para terceiros.

- Participou durante cerca de 10 anos no Conselho de Desenvolvimento Urbano, atualmente chamado Conseplan. Foi responsável técnica pelo Hospital Geral de Caxias do Sul e membro da ABDEH (Associação Brasileira do Desenvolvimento do Edifício Hospitalar). Foi premiada como jovem arquiteta no ano de 1996, quando participou da reformulação da área do Pina na Cidade do Recife, e participou da Bienal de Arquitetura em Barcelona com aula e palestra de Norman Foster. Atualmente, é a primeira presidente feminina do Sinduscon Caxias do Sul. “Sinto-me bastante lisonjeada e feliz pelo reconhecimento de um trabalho que foi amadurecendo conforme o tempo passava. A cada dia, é um desafio, pois o aprendizado não cessa”, frisa Maria Inês Menegotto.

- Nelson Carlos Sartori nasceu em 11 de dezembro de 1953. É arquiteto e urbanista formado pela Unisinos, em 1977. Ingressou na prefeitura de Caxias do Sul no ano seguinte. O projeto da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima foi o trabalho de conclusão do curso universitário, que motivou sua contratação pelo então prefeito Manuseto Serafini Filho. Desde então, atua no setor público, tendo passado por cinco secretarias municipais, e também tem um escritório de arquitetura.

- Realizou diversos cursos na área e atualmente é diretor de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Urbanismo e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias. É filho de Oddino Sartori e Zaíra Tomasi Sartori. Casado com Isamar Damin Ordovás Sartori, tem duas filhas: Cristine Ordovás Sartori e Tríssia Ordovás Sartori. Nelson recebe a notícia da distinção com “um misto de surpresa e alegria e muita felicidade”.

– Juarez Mazzocchi nasceu em 9 de fevereiro de 1960. É engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em dezembro de 1982. Iniciou sua atividade profissional na cidade de Caxias do Sul, prestando serviços de engenharia civil para diversas empresas do setor da construção civil. Em 1993, também formou-se bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul.

- Em 16 de novembro de 1987 fundou com outros dois sócios a Exacta Engenharia e Administração Ltda., com o intuito de prestar serviços de engenharia civil, administração de condomínio a preço de custo e incorporação imobiliária. A empresa já completou 36 anos de existência e construiu e entregou 58 empreendimentos entre as cidades de Caxias do Sul e Gramado.

- Atualmente, é sócio/diretor da Exacta Engenharia e Administração Ltda., membro do Conselho Superior do Sinduscon-Caxias e membro do Conselho do Planejamento Urbano (Conseplan). “Recebo esta indicação de reconhecimento à minha trajetória dentro da indústria da construção civil com muita alegria e satisfeito por saber que contribuí com o desenvolvimento desse setor que tanto amo, na cidade de Caxias do Sul”, enfatizou Juarez Mazzocchi.

29/11/2023 - 10:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo