Voltar para a tela anterior.

Diel aborda participação do município de Caxias do Sul na COP28

A manifestação aconteceu na tribuna da sessão ordinária desta terça-feira (28/11)


O vereador Lucas Diel/PDT utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (28/11) para repercutir sobre o convite feito ao Município de Caxias do Sul para participar da 28ª Conferência Global do Clima (COP28), da Organização das Nações Unidas (ONU). Informou que no encontro estarão presentes o prefeito da cidade, Adiló Didomenico/PSDB e o diretor da secretaria do Meio Ambiente, João Uez. A atividade ocorre entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. Ainda durante o grande expediente, o pedetista condenou a formação de lixões a céu aberto em Caxias do Sul e buscou apresentar iniciativas que deram certo na reciclagem do lixo. Diel apresentou aos colegas vereadores, durante a sessão, uma reportagem da TV Globo onde o repórter Márcio Gomes falava de exemplos de reciclagem no Japão, quando o lixo é o responsável por gerar energia, atendendo aos cidadãos daquele país. 

Diel destacou que representantes de quase 200 países se reunirão para coordenar ações globais climáticas na COP28. Contou que a cidade recebeu o convite devido à projeção em Brasília do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) encaminhado pelo município de Caxias do Sul. Explicou que a fase 1 do projeto foi executada em 2012, a fase 2, entre 2013 e 2016 e a fase 3, que aborda biodiversidade, clima e sustentabilidade, está em desenvolvimento pela equipe da secretaria municipal do Meio Ambiente (SEMMA). O relatório sobre a fase 3 será apresentado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), em reunião nesta quarta-feira (29/11), sendo encaminhado para publicação do documento em forma de decreto municipal.

Outra questão levantada pelo pedetista na tribuna foi sobre a atual situação dos lixos na cidade, salientando o Aterro Sanitário Rincão das Flores. De acordo com ele, o aterro tem cerca de 275 hectares, em que atualmente está sendo ocupado cerca de 20 hectares. Ele contou que a cidade deposita em torno de 360 toneladas de lixos para o local. 

Durante o uso da tribuna, o vereador pediu um olhar mais atento da população e dos órgãos públicos para este fato, pois, conforme ele, gera preocupação e impacto ambiental em toda a sociedade.

Em apartes, o vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, elogiou o colega pelo tema e destacou a necessidade de todos fazerem o descarte correto dos resíduos para a preservação do meio ambiente.  O vereador Olmir Cadore/PSDB enfatizou que a cidade já está sofrendo as consequências pela falta de cuidado com o meio ambiente e consciência da população. Já o vereador Clóvis de Oliveira/PRD pediu para que a sociedade reflita e tenha mais informações para o cuidado com o meio ambiente. Já o vereador Lucas Caregnato/PT frisou para que o tema seja debatido mais vezes na próxima Legislatura do Parlamento caxiense para uma melhor conservação e novos recursos para o descarte correto do lixo.

28/11/2023 - 15:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo