Voltar para a tela anterior.

Velório do ex-vereador Harty Paese segue até 22h de hoje e continua das 7h30 às 9h30 desta quinta-feira

Ex-presidente da Câmara em 2010, ele faleceu nesta manhã, aos 48 anos, em parada cardiorrespiratória


O velório do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese segue em andamento, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A vigília será interrompida às 22h desta quarta-feira (22/11) e continuará entre as 7h30 e as 9h30 de amanhã. Em seguida, o corpo será deslocado até o Memorial Crematório São José (Avenida São Virgílio, 1.450, na 6ª Légua), onde, às 10h, acontecem a cerimônia de despedida e a cremação do corpo. O município está em luto oficial de três dias.

Aos 48 anos de idade, Harty faleceu às 6h da manhã de hoje, no Hospital do Círculo, em decorrência de parada cardiorrespiratória. Desde as 16h de hoje, quando o féretro chegou ao Legislativo, familiares, amigos, vereadores e ex-vereadores passaram pelo plenário, para condolências e despedidas. Entre eles, estava a mãe, Leoni Fátima Paese.

Vereador da XV Legislatura (2009-2012), ele presidiu o Legislativo caxiense em 2010 e renunciou ao cargo em 28 de novembro de 2011. Nas eleições de 2008, havia sido eleito com 3.557 votos, pelo PDT.

Ainda nesta manhã, a partir de Brasília, onde cumpre agenda oficial, o presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, lamentou a morte de Harty. Destacou a liderança comunitária que exercia, com respeito e espírito acolhedor.

Nascido em 30 de novembro de 1974, em Caxias do Sul, Harty era advogado. Começou na política inspirado pelo pai, o também advogado e ex-presidente da Câmara Renato Paese, que morreu no dia 9 de novembro do ano passado, devido a um infarto. Foi membro de grêmios estudantis da cidade e chegou a presidir o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2004, elegeu-se conselheiro tutelar.

Como parlamentar, se destacou pela oratória e por iniciativas comunitárias. Um projeto de vida longa do qual foi autor é o Câmara Vai aos Bairros, criado em 2010. A iniciativa ajuda a esclarecer a sociedade sobre as funções de um parlamentar e as diferenças e responsabilidades de cada poder constituído.

No primeiro ano de seu mandato na Câmara, em 2009, havia apresentado diversas proposições, com destaque para as áreas da saúde e educação. Uma delas buscava instituir a Semana da Promoção e Prevenção da Saúde Bucal. Outra obrigava as unidades básicas de saúde (UBSs) a fixarem, em local visível, o nome dos médicos e de todos os funcionários. No âmbito educacional, propôs instituir, nos currículos escolares, noções de direitos institucionais, do consumidor e de educação alimentar, além de uma política de combate ao bullying (intimidação sistemática).

Harty era filho de Renato Paese (in memoriam) e Leoni Fátima Paese. Ele deixa a filha, Amanda, de 15 anos, fruto do casamento com Alexandra Paese, de quem já estava separado.

Os maiores feitos da Presidência de Harty Moisés Paese, por ele mesmo, em entrevista ao jornalista Fábio Rausch, em 29 de dezembro de 2010 (Leia na íntegra: https://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/1861)

“Sem dúvida, a ação de maior relevo foi a implantação do projeto de acessibilidade total no prédio-sede, que também prevê adaptações no prédio anexo, ainda em construção. Nas partes interna e externa, já existem pisos táteis. Na sequência, corrimãos e mapas táteis serão implantados, a fim de facilitar o acesso à Câmara a deficientes visuais. Para contemplar as pessoas com deficiência auditiva, a partir de um convênio com a Associação Educacional Helen Keller, as transmissões da TV Câmara passaram a contar com traduções simultâneas, em Libras.

Quanto à esfera legislativa, a ênfase maior fica por conta da proposta de Consolidação das Leis do Município, que busca sintetizar as atuais 8.028 peças legislativas para cerca de 500. Neste ano, três códigos, de maior vulto, foram consolidados. Sessenta e uma leis geraram os códigos de Obras, Posturas e a Política Municipal do Meio Ambiente. Caberá ao próximo presidente dar continuidade às matrizes que visam a consolidar o Código Tributário, o Estatuto dos Servidores, o Plano Diretor, a Previdência e a Zona das Águas. A expectativa é que toda a legislação do município esteja consolidada até o final desta legislatura. O trabalho envolve 14 servidores do Executivo e do Legislativo”.

22/11/2023 - 18:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo