Voltar para a tela anterior.

Morre ex-presidente do Legislativo Harty Moisés Paese

O corpo do pedetista, que esteve no comando da Câmara no ano de 2010 e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, será velado no plenário da Câmara, com previsão de início do velório para as 16h de hoje (22/11)


O ex-presidente do Parlamento Municipal Harty Moisés Paese, 48 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (22/11). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na última segunda-feira (20/11), quando foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital do Círculo. Foi atendido pela equipe médica, mas não resistiu e morreu às 6h desta quarta-feira (22/11), em Caxias do Sul.

O parlamentar comandou a Casa no ano de 2010 e fez parte da XV legislatura (2009-2012), renunciando o cargo de vereador em 28 de novembro de 2011. Havia sido eleito em 2008, pelo PDT, com 3.557 votos.  Em decorrência de sua morte, o prefeito municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB, decretou luto de três dias. O presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós/PSB, lamentou a partida do jovem político, destacando a dedicação e o envolvimento comunitário.

“É com tristeza que recebemos essa notícia. Eu que sou conhecedor dos bairros da cidade sei o quanto Harty e seu pai eram envolvidos com as comunidades. Os discursos e o respeito com as pessoas sempre foram acolhedores. Deixará essa marca entre nós. Queremos também abraçar a família porque é sempre um momento bastante difícil de compreender”, afirma Dambrós.

Nascido em 30 de novembro de 1974, em Caxias do Sul, Harty era advogado e começou na política inspirado pelo pai, o também advogado e ex-presidente da Câmara Renato Paese, que morreu no dia 9 de novembro do ano passado devido a um infarto. Harty foi membro de grêmios estudantis da cidade e chegou a presidir o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2004, foi eleito conselheiro tutelar.

Enquanto parlamentar, se destacou pela oratória e por iniciativas comunitárias. Um projeto de vida longa do qual foi autor é o Câmara Vai aos Bairros, criado em 2010. A iniciativa ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar e as diferenças e responsabilidades de cada poder constituído.

No primeiro ano de seu mandato na Câmara, em 2009, havia apresentado diversas proposições, com destaque para as áreas da saúde e educação. Entre as quais: a que buscava instituir a Semana da Promoção e Prevenção da Saúde Bucal e a que obrigava as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) fixarem em local visível o nome dos médicos e de todos os funcionários da unidade. No âmbito educacional, propôs instituir nos currículos escolares noções de direitos institucionais e do consumidor e noções de educação alimentar, além de uma política de combate ao bullying.

De acordo com a ex-esposa e também advogada Alexandra Paese, Harty sempre foi um pai atuante e amoroso. Tanto que, em seu discurso de posse na presidência da Câmara, em 4 de janeiro de 2010, mencionou o entendimento da família em relação à sua atuação política: “Muitas vezes não temos horário, mas eles compreendem, pois sabem que é o compromisso com a nossa consciência”, afirmou o ex-vereador à época.

“Estávamos divorciados, mas conversávamos bastante. Harty gostava da política, pois era algo de família mesmo, e era um homem muito inteligente, culto e estudioso. Tinha excelente oratória. Eu adorava observar como ele expressava seus pensamentos. Também foi um pai presente, desde que a Amanda era pequenina”, conta Alexandra. Conforme ela, Harty sentiu muito a perda de seu pai, no ano passado, e desde então ficou entristecido.

Harty era filho de Renato Paese (in memoriam) e Leoni Fátima Paese e deixa a filha Amanda, de 15 anos.  O corpo será velado a partir desta tarde, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). A previsão do início do velório é às 16h e a cerimônia de cremação ocorre amanhã, às 10h, no Memorial Crematório São José (Avenida São Virgílio, 1.450, na Sexta Légua, em Caxias do Sul).

22/11/2023 - 11:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo