Voltar para a tela anterior.

Câmara celebra 70 anos da Orquídea Alimentos em solene emocionante

Depoimentos de dirigentes de três gerações da família, em especial da cofundadora Thereza Verona Tondo, 93 anos, comoveram o público durante a homenagem proposta pela vereadora Marisol Santos/PSDB e aprovada por unanimidade do plenário


As palavras de dirigentes que compõem as três gerações de comando da Orquídea Alimentos emocionaram o público que se deslocou até a Câmara Municipal de Caxias do Sul, na noite desta terça-feira (21/11), para prestigiar a sessão solene dos 70 anos da empresa. A homenagem foi proposta pela parlamentar Marisol Santos/PSDB e aprovada pela unanimidade dos legisladores. Coube ao presidente Casa, vereador Zé Dambrós/PSB, conduzir a cerimônia e à proponente da distinção o pronunciamento em nome do Parlamento. Marisol mencionou o início do empreendimento da Família Tondo, em 1953, no à época distrito de Pinto Bandeira, com um armazém e pequena moagem, destacando especialmente o empenho de Dalvino Aldo Tondo (in memoriam) e sua esposa Thereza Verona Tondo.

Em seguida, a parlamentar ressaltou a contribuição comunitária, as doações, as iniciativas sociais e os avanços tecnológicos na produção de farinha, massas, e biscoitos, atingindo o patamar de 3ª maior indústria de Caxias do Sul em número de funcionários (mais de mil) e faturamento. “Começou com uma família e hoje reúne mais de mil famílias e leva a sério o propósito de alimentar além do alimento. É uma empresa que alimenta pessoas, oportunidades, resultados, sonhos e horizontes. Enxergamos a Orquídea com um olhar cheio de orgulho por uma empresa de sucesso e referência em tudo que se propõe fazer”, enfatizou Marisol.

A parlamentar saudou, em especial, dona Thereza pelo trabalho desenvolvido e por servir de inspiração a muitas pessoas, em especial às gerações seguintes, que têm dado sequência aos negócios. Dona Thereza retribuiu, dizendo: “Tenho muito orgulho que a empresa cresceu e que os filhos e netos continuaram o que começamos. Eu e o Dalvino nos dávamos tão bem, era uma participação unida, sinto saudade. Mas, hoje, temos uma empresa sólida e bem construída. Agradeço também à Família Orquídea de colaboradores, que fazem tudo com amor e prazer. Existe união entre capital e trabalhadores por isso a empresa chegou aos 70 anos. Se não existe essa harmonia, não vai adiante”, observa a matriarca, que foi uma das primeiras mulheres no Estado a se formar como técnica em Contabilidade.

Se os filhos, netos e bisnetos são orgulho de Dona Thereza, ela também é exemplo para eles. Com voz embargada, o gerente de Marketing da empresa, Marcelo Tondo Tissot, realçou a trajetória da avó e do avô. “Em 1953, nossos avós casaram. Além de uma esposa, o vô encontrou uma parceira para construir uma família e consolidar negócios”, elogiou o neto, ao enaltecer os ensinamentos recebidos de Dona Thereza e de seu Dalvino, de quem citou alguns conselhos, como ter cautela e pés nos chão, ser humilde e vontade de crescer. “Jamais deixaremos se apagar o que ele plantou e nos ensinou”, comprometeu-se o jovem empreendedor.

Em seguida, foi a vez de um dos filhos do casal fundador, o diretor superintendente da empresa, Rogério Joaquim Tondo, lembrar do caminho da marca Orquídea pelo país e adiantou alguns planos do negócio, como a duplicação do faturamento nos próximos anos. Também agradeceu à Câmara pela homenagem e sublinhou a representatividade e a pluralidade do Parlamento caxiense. O presidente Dambrós cumprimentou e elogiou Dona Thereza pelas palavras voltadas aos colaboradores.

Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB e a vice-prefeita Paula Ioris/PSDB, o secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegotto, parabenizou a empresa pelas sete décadas de história e, principalmente, por ser parceria em diversas ações promovidas em Caxias e em benefício da comunidade.

Saiba mais sobre a Orquídea Alimentos:
- Iniciou em 1953, no então distrito de Pinto Bandeira, que pertencia a Bento Gonçalves. Era um antigo armazém de secos e molhados, administrado por seu Dalvino Aldo Tondo (in memoriam) e irmãos e que, diante da necessidade dos clientes, passou a moer grãos e fazer farinha. No mesmo ano, Dalvino casou com Thereza Verona Tondo, que o ajudou no progresso dos negócios.

- A empresa do ramo alimentício iniciou a construção da fábrica em Caxias do Sul, no final dos anos de 1990. Implantou uma moderna indústria equipada com máquinas automáticas para a produção de farinhas tradicionais e especiais, como as destinadas a massas de pastéis, pizzas e confeitaria, assim como misturas para pães e bolos.

- Houve uma ampliação em 2006, quando incluiu ao portfólio massas dos mais variados cortes. Em 2012, entrou no ramo de fabricação de biscoitos.

- A Orquídea Alimentos já recebeu diversos prêmios. Ficou classificada em 7° lugar na Revista Exame 2015, na categoria óleos, farinhas e conservas. Pela tecnologia empregada no processo produtivo, em 2016, conquistou a certificação da Norma FSSC 22000 com escopo “Produção de farinhas de Trigo Industriais para consumo humano”, atestando a segurança nos alimentos.

- Em 2017, obteve o reconhecimento de marca mais lembrada de Farinha pelos supermercadistas gaúchos, na pesquisa elaborada pela Revista Supermercado Moderno. Em categoria inédita, a farinha de trigo Orquídea foi agraciada com o título de Top Of Mind, do Grupo Amanhã, entre os consumidores do Rio Grande do Sul/RS.

- Em 2021, deu início ao projeto Orquídea Eco, que se trata de produtos como cumbucas e pratos feitos através do farelo de trigo derivado do processo de moagem. Nesse mesmo ano, a empresa passa a marca de 1 mil colaboradores. Em 2022, em pesquisa realizada pelo Jornal do Comércio, a Orquídea foi a líder na lembrança e preferência dos gaúchos.

- Atualmente, a Orquídea possui unidades industriais em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, além de Centros de Distribuição em Canoas/RS, Florianópolis/SC, Itajaí/SC, Curitiba/PR e São Caetano do Sul/SP.

- O atual diretor superintendente é Rogério Joaquim Tondo, que, junto com a família, no texto do requerimento 44/2023, aprovado pela unanimidade dos vereadores, recebeu por escrito os cumprimentos dos autores da distinção: “Toda essa linda história, sem dúvida, merece o nosso reconhecimento e valorização, principalmente pelos anos de dedicação da Dona Thereza Tondo, que trabalhou no escritório da empresa até 2021, quando se aposentou, aos 90 anos. A Dona Thereza é esposa de Dalvino Aldo Tondo, um dos fundadores da empresa, que nos deixou em 2014. Além dela, é necessário parabenizar o empenho e comprometimento de todos os colaboradores que, ao longo desses 70 anos, construíram uma história de muito sucesso e prosperidade”, destacaram os parlamentares.

 

21/11/2023 - 23:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo