Voltar para a tela anterior.

Bortoluz defende prevenção a riscos que temporais podem provocar

Na manifestação na tribuna, o parlamentar caxiense pediu um olhar mais atento dos órgãos públicos para as famílias afetadas


O vereador Alexandre Bortoluz/PP utilizou o Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (21/11) para destacar as consequências e riscos dos temporais sofridos na última semana na cidade. O parlamentar contou que diversos bairros foram atingidos com alagamentos gerando estragos para as famílias e comunidades. Ele também pontuou algumas estratégias para ajudar, como a criação de uma subcomissão pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) da Câmara Municipal.

O progressista lamentou pelo desabamento de uma estrutura metálica no Parque de Rodeios de Vila Oliva, neste fim de semana, em decorrência das fortes chuvas. Segundo ele, cerca de 100 pessoas sofreram ferimentos leves. Já, nos bairros Bela Vista, Charqueadas, Vila Sapo, Fátima, Planalto e Vila Seca, houve deslizamentos, alagamentos e destruição de residências, afetando famílias dessas regiões.

Além da criação de uma subcomissão pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, Bortoluz propôs a elaboração de fôlderes que orientem a população caxiense sobre o que fazer e para onde ligar nos casos de temporais. Ele pediu o aval dos colegas para a criação da subcomissão e o aumento de efetivo na Defesa Civil Municipal em prol da comunidade. Outro pedido foi a mobilização do Executivo para com a cidade acerca das chuvas intensas que, de acordo com o progressista, ocorrerá novamente nos próximos.

Em apartes, o vereador Adriano Bressan/PTB elogiou o colega pelo tema e disse que esteve presente no bairro São Caetano para ajudar a população afetada com as intempéries. O liberal Sandro Fantinel contou que sugeriu para o prefeito, Adiló Didomenico/PSDB, a realização de uma reunião com a Rio Grande Energia (RGE) para a resolução mais rápida dos problemas de falta de luz no interior. Já o pedetista Rafael Bueno concordou com o colega sobre a necessidade de mais gente para atuar na Defesa Civil Municipal. Ainda sugeriu a criação de um grupo de trabalho entre as secretarias de Habitação, Meio Ambiente e Urbanismo, RGE e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para atender demandas e repassar recursos para as famílias afetadas.

21/11/2023 - 17:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo