Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas apresenta panorama do TEA em Caxias do Sul para UCS

Presidente Tatiane Frizzo revelou estatísticas das carteirinhas de autistas


Na manhã desta quinta-feira (16/11), a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul realizou uma apresentação dos dados obtidos por meio da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) para a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A Frente Parlamentar foi representada pela presidente, Tatiane Frizzo/PSDB, e as vereadoras, Marisol Santos/PSDB e Rose Frigeri/PT. O vereador Lucas Diel/PDT foi representado pelo assessor, Emerson Roberto Klaus. Os integrantes do Legislativo foram recepcionados pelo vice-reitor da instituição de ensino, Asdrubal Falavigna. Na oportunidade, a presidente da Frente Parlamentar revelou um panorama do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade.

Os números apresentados abrangem o período de 18 de junho de 2021 a 11 de janeiro de 2023, fornecendo uma visão detalhada sobre a prevalência e características do TEA em Caxias do Sul. Um destaque notável é que a cidade mantém a segunda posição no Rio Grande do Sul em emissões de carteirinhas de autistas, ressaltando a relevância do trabalho da Frente Parlamentar.

A demografia dos dados revela que 78,71% dos documentos emitidos são do sexo masculino, enquanto 21,29% são do sexo feminino. A faixa etária mais representativa é de 02 a 03 anos, totalizando 25,67%. Em relação à assistência à saúde, 90,49% dos casos envolvem menores de 18 anos, sendo que 64,07% possuem planos privados de assistência.

Os dados também indicam que 17,87% dos autistas apresentam deficiência adicional, e a maioria dos casos (47,53%) recebeu o diagnóstico entre 02 e 03 anos de idade. Quanto à renda per capita, 14,64% têm renda até 1/4 do salário-mínimo, enquanto 29,09% têm de 1/2 a 1 salário-mínimo.

No âmbito educacional, 21,48% das crianças com TEA não estão frequentando a escola, destacando a importância da inclusão. Sobre o Cadastro Único e benefícios sociais, 49,43% estão registrados no Cadastro Único, mas apenas 15,78% recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Conforme a presidente da Frente Parlamentar, essas estatísticas são ferramentas fundamentais para compreensão das necessidades da comunidade autista em Caxias do Sul. “A apresentação dos dados à UCS é importante, contribuindo para futuras linhas de pesquisa e auxiliando na elaboração do Centro de Autismo que a instituição está desenvolvendo. Além disso, reforça a necessidade de políticas públicas externas para a inclusão e suporte adequado às pessoas com TEA na nossa cidade,” destacou Tatiane Frizzo.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores, Elisandro Fiuza/Republicanos, Adriano Bressan/PTB, Rafael Bueno/PDT, Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo (PSDB), presidente.

Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418

16/11/2023 - 13:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo