Voltar para a tela anterior.

Câmara poderá tornar Walter Dal Zotto Junior Cidadão Emérito

A proposta de concessão do título ao ex-presidente do Juventude, engenheiro mecânico e administrador de empresas passou em primeira discussão nesta terça-feira (14/11)


Os parlamentares caxienses estudam, nesta semana, a concessão do título de Cidadão Emérito a Walter Humberto Dal Zotto Junior, 60 anos, engenheiro mecânico, administrador de empresas e ex-presidente do Esporte Clube Juventude. O projeto de decreto legislativo nº 23/2023 é de autoria coletiva e passou em primeira discussão nesta terça-feira (14/11). Consiste em um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo dirigente à sociedade caxiense e terá de retornar ao plenário para segunda discussão e votação final.

Assinam o requerimento os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Bortoluz/PP, Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa), Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Gladis Frizzo/MDB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PL, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PTB.

“Esta homenagem se reveste do mais alto reconhecimento aos notáveis serviços prestados pelo (futuro) homenageado, não apenas na área do esporte e do empreendedorismo, mas a toda comunidade de Caxias do Sul”, frisam os vereadores.
 

CONHEÇA O FUTURO HOMENAGEADO
- Os autores trazem no documento um pouco da trajetória de Waltinho, como o dirigente costuma ser chamado. Filho de Walter Humberto Dal Zotto e Marlene Moreira Dal Zotto, nasceu no dia 11 de abril de 1963, em Caxias do Sul. Iniciou os estudos no Colégio Nossa Senhora do Carmo, cursando o antigo 1º grau entre os anos de 1970 a 1977. Após, cursou o 2º grau na mesma escola, entre os anos de 1978 e 1980.

- No ano seguinte, ingressou no curso de Engenharia Mecânica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), onde permaneceu entre os anos de 1981 e 1983. Em seguida, transferiu o curso para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde formou-se em 1987.

- Após, no ano de 1989, iniciou a graduação em Administração de Empresas, concluindo em 1996. É pós-graduado em Administração de Marketing pela UCS e chegou a cursar por dois anos o curso de Arquitetura e Urbanismo.

- Waltinho é pai de Letícia Comandulli Dal Zotto e Rafael Comandulli Dal Zotto. Atualmente, é casado com Bruna Guimarães Zanetto.

Trabalho
- Walter Humberto Dal Zotto Junior começou a trabalhar cedo, acompanhando o pai e o avô Aurélio Dal Zotto nas empresas da família. Iniciou as atividades na Marcoplan S/A, no departamento comercial e, na sequência, atuou no controle de qualidade.

Em agosto de 1981, iniciou uma trajetória de sucesso na Madal S/A, desempenhando diversas funções dentro da empresa. Iniciou como inspetor de vendas e, após 11 anos, chegou ao cargo de diretor-presidente, permanecendo até 2003, dois anos após a concretização da venda para o grupo austríaco Palfinger, por compromisso contratual.

- Depois desse período de dedicação exclusiva, Walter Humberto Dal Zotto Junior resolveu empreender em outras áreas. Foi diretor-presidente da mantenedora da Faculdade Montserrat (atual Centro Universitário da FSG) até 2009. Após, assumiu como diretor da WDZ Construtora e Incorporadora Ltda e na Go Green Indústria de Utilidades Ltda (nome fantasia Origin), na condição de sócio-diretor, atividades que desempenha até hoje.

Futebol
- Integrante de uma família genuinamente Juventudista, Walter Dal Zotto Junior começou a caminhada de diretor do Juventude ainda em 1989, como assessor do vice-presidente de futebol Abelardo Cavalcanti. A partir de então, ocupou por várias vezes pastas como da vice-presidência de futebol, financeira e de marketing, estando presente ativamente em nas grandes conquistas do clube ao longo da década de 1990.

- Assumiu como presidente pela primeira vez em 2001 e, em 2005, voltou a ocupar o posto. Em 2006, foi vice de Iguatemy Ferreira Filho e, desde então, seguiu como conselheiro ativo. Em 2016, foi eleito vice-presidente na chapa encabeçada por Roberto Tonietto. A chapa foi reeleita para cumprir um mandato de dois anos, entre 2018 e 2019. No entanto, no final de 2018, Tonietto pediu licença do cargo e Walter assumiu como presidente interinamente.

- Em 2019, quando se encerraria o mandato da gestão, o Conselho Deliberativo decidiu pela continuidade. Pelo trabalho de excelência, Waltinho seguiu como presidente do Esporte Clube Juventude até maio de 2022. Em setembro, se licenciou definitivamente após lutar contra um câncer.

- No período de 2019 a 2021, levou o Esporte Clube Juventude da Série C até a Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2021, Walter Dal Zotto Junior foi escolhido como o melhor dirigente de futebol do Campeonato Gaúcho daquela edição, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

14/11/2023 - 15:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo