Voltar para a tela anterior.

Coletivo Gotas de Vida pede distribuição gratuita do Free Style Libre

O dispositivo é uma forma de controle que permite mais praticidade e precisão no tratamento da diabetes


O espaço do acordo de lideranças desta terça-feira (14/11) recebeu a representante do Coletivo Gotas de Vida. A tribuna foi ocupada pela voluntária, Ingrid Fonseca, que explicou sobre grupo integrado por famílias com crianças e jovens de Diabetes tipo 1 Mellitus (DM1). Ela ainda apresentou a demanda do coletivo por um tratamento correto e seguro para os portadores da doença por meio da inclusão do sensor Free Style Libre, no sistema público de saúde para crianças e adolescentes.

O diabetes mellitus tipo 1, assim como o tipo 2, é caracterizado pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, o que desencadeia uma série de complicações no organismo. Nesse caso, a doença surge em geral na infância e na adolescência. O maior incômodo do tratamento são as constantes aplicações de insulina que devem ser feitas diariamente. O paciente deve monitorar ela regularmente, através de um exame denominado glicosúria, ou ponta de dedo. Neste exame o paciente fura a ponta do seu dedo e coloca a gota de sangue em uma fita que será lida por um aparelho portátil. Assim, é realizado o tratamento a partir de diversas aplicações de insulina.

A voluntária explica que o Free Style libre é uma forma de controle que permite mais praticidade e precisão no tratamento. O dispositivo é sensor glicêmico em formato de botão, que fica fixo na pele do usuário. Através dele é possível monitorar a glicemia pelo celular, a partir da leitura dos dados por escâner. O principal benefício do sistema é a possibilidade de aferição a qualquer hora, inclusive na madrugada, momento em que as glicemias costumam cair ou subir bastante e os pais ou responsáveis por crianças com a condição precisam ficar em constante alerta. A representante ainda explica que o aparelho também refina o tratamento do portador, aumentando o controle sobre a doença.

Sobre a forma de aquisição do dispositivo, Ingrid explica que o valor alto de aquisição impede que uma grande parte das famílias com problema adquiram. Nesse contexto, ela pede que os vereadores apoiem a distribuição do Free Style Libre pelo Executivo, de forma gratuita.

14/11/2023 - 14:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo