Voltar para a tela anterior.

CPI da Saúde aprova a prorrogação das atividades até o próximo dia 4 de dezembro

A ampliação do prazo dependerá da deliberação dos vereadores e servirá para a conclusão do parecer final da comissão


A prorrogação das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, até o próximo dia 4 de dezembro, foi aprovada por unanimidade, em reunião ordinária da manhã desta segunda-feira (13/11), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. O atual prazo de funcionamento, que está completando 150 dias, se encerrará em 24 de novembro. A ampliação dos trabalhos, em dez dias, dependerá da aprovação dos vereadores, em plenário. Nos próximos dias, um requerimento solicitando a nova data será encaminhado à pauta.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Rafael Bueno/PDT, a prioridade será utilizar o período de dez dias para a conclusão do parecer final da comissão, que está a cargo da vereadora-relatora Estela Balardin/PT. Explicou que a redação do texto passará pela organização de atas, documentos e registros de oitivas, com a discussão entre todos os integrantes da comissão.

A reunião de hoje também deliberou favoravelmente por dois requerimentos. Um pede ao Hospital Virvi Ramos a projeção, apresentada ao município e ao Estado, sobre a instalação de ala materno-infantil, nas dependências da instituição, conforme relatado pela sua diretora executiva, Cleciane Doncatto Simsen, em oitiva na CPI, em 6 de novembro passado.

O outro requerimento se volta à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Demanda a documentação que comprove a qualificação de profissionais médicos e enfermeiros da UPA, nos cursos Advance Cardiologic Life Support (ACLS), Advanced Trauma Life Support (ATLS) e Basic Life Support (BLS).

Para esta tarde, a partir das 14h, por videoconferência, está prevista a oitiva com Ivete Borges, ex-diretora-geral da UPA Central. O ato contará com transmissão ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube)

Até o momento, foram ouvidos, de maneira presencial, 12 depoentes. São eles: o então diretor da UPA Central, Alessandro Ximenes (28/08), já substituído por Marcel Bertini; a diretora da UPA da Zona Norte, Renata Demori (31/08); a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi (05/09 e 10/11); a presidente do Sindisaúde Caxias (sindicato dos trabalhadores do setor), Bernadete Giacomini (15/09); o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva (25/09); a ex-supervisora da UPA Central, Margarete Zietolie (05/10); o procurador-geral da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Maurício Salomoni Gravina (16/10); o diretor-geral do Hospital Geral (HG), Sandro Junqueira (16/10); o ex-presidente da FUCS José Quadros dos Santos (18/10); a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira (30/10); a presidente do Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul – órgão mantenedor do Pompéia, Sandra Maria Paim Della Giustina Barp (30/10); a diretora executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen (06/11).

Além do presidente Bueno, fazem parte da CPI o vice-presidente dela, vereador Maurício Scalco/NOVO, e a relatora, vereadora Estela Balardin/PT. Completam a formação de dez integrantes os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Bortoluz/PP, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT e Velocino Uez/PTB.

Agenda da CPI da Saúde

* 13/11 (segunda-feira) – 14h – Oitiva com Ivete Borges – ex-diretora-geral da UPA Central;

* 14/11 (terça-feira) – 14h – Oitiva com Silvana Piroli – presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv);

* 16/11 (quinta-feira) – 14h – Oitiva com Marlonei dos Santos – presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul.

13/11/2023 - 11:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo