Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas apresenta dados à imprensa caxiense

Presidente Tatiane Frizzo e vereador Elisandro Fiuza revelam estatísticas das carteirinhas de autistas


Na manhã desta sexta-feira (10/11), a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul realizou uma visita aos veículos de imprensa, Tua Rádio São Francisco e Rádio Viva. A presidente da Frente, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), e o vereador Elisandro Fiuza (Republicanos), estiveram presentes para apresentar dados obtidos por meio da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Os números abrangem o período de 18 de junho de 2021 a 11 de janeiro de 2023, proporcionando uma visão sobre o panorama do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. A divulgação dessas informações reafirma que Caxias do Sul mantém a segunda posição no Rio Grande do Sul em emissões de carteirinhas de autistas.

Para a presidente da Frente Parlamentar a divulgação desses dados é fundamental para sensibilizar a comunidade sobre as necessidades dos autistas. “Estamos comprometidos em promover a conscientização e defender os direitos das pessoas com TEA,” destacou Tatiane Frizzo.

Segundo Fiuza, os números revelam a importância de políticas públicas específicas para apoiar os autistas e suas famílias. “Precisamos garantir o acesso a serviços essenciais e promover uma sociedade mais inclusiva,” pontuou o vereador.

PANORAMA DOS DADOS:

Demografia:

78,71% dos documentos emitidos são do sexo masculino, enquanto 21,29% são do sexo feminino.

Faixa Etária:

A faixa etária de 02 a 03 anos é a mais representativa, com 25,67%.

Assistência à Saúde:

90,49% dos casos envolvem menores de 18 anos. 64,07% possuem planos privados de assistência à saúde.

Deficiências Adicionais:

17,87% dos autistas apresentam deficiência.

Diagnóstico do TEA:

A maioria dos casos (47,53%) recebeu diagnóstico entre 02 e 03 anos de idade.

Renda Per Capita:

14,64% têm renda até 1/4 do salário mínimo. 29,09% têm de 1/2 a 1 salário mínimo.

Educação:

78,52% das crianças com TEA estão frequentando a escola, enquanto 21,48% não estão matriculadas em instituições educacionais.

Cadastro Único e Benefícios Sociais:

49,43% estão registrados no Cadastro Único. Apenas 15,78% recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atendimento Clínico Especializado:

94,11% recebem atendimento clínico especializado em diversas áreas.

A visita à imprensa destaca a importância da conscientização e da busca por políticas públicas que promovam a inclusão e o bem-estar das pessoas com TEA, em Caxias do Sul. A Frente Parlamentar reafirma seu compromisso em continuar trabalhando pela defesa dos direitos dos autistas na comunidade.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores, Elisandro Fiuza/Republicanos, Adriano Bressan/PTB, Rafael Bueno/PDT, Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo (PSDB), presidente.

Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418

10/11/2023 - 11:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo