Voltar para a tela anterior.

Evento discute a rede de proteção à pessoa idosa e lota plenário do Legislativo caxiense

Um dos momentos marcantes foi a palestra de Jorge Trevisol, doutor em Educação, mestre em Psicologia e em Espiritualidade


Um encontro com a presença de 150 pessoas tratou da rede de proteção à pessoa idosa em Caxias do Sul nesta quinta-feira (09/11), no Plenário do Legislativo caxiense, principalmente na questão ligada à espiritualidade, ao entusiasmo e ao cuidado consigo mesmo. A ação, parceria entre a Comissão do Idoso (CI) da Câmara e Coordenadoria da Pessoa Idosa do município, teve como ponto marcante a palestra do Jorge Trevisol, doutor em Educação, mestre em Psicologia e em Espiritualidade, filósofo e teólogo. Também ocorreu uma dinâmica em grupo com a psicóloga Sônia Rossetti, além de uma confraternização ao final.

Na palestra de Trevisol, conhecido em todo o país, ele falou sobre espiritualidade, cantou e contou passagens da sua vida, sempre fazendo ligações com o tempo que vivemos. O palestrante, de 64 anos e morador de Garibaldi, emocionou os presentes, que acompanharam atentos e entoaram as músicas com ele.

"A principal diferença das pessoas está entre os atentos e os distraídos, porque muita gente anda vivendo no modo automático, sem prestar atenção no cotidiano. Acabamos adoecendo por coisas que vivemos e, pior, sem compreendê-las. A pessoa distraída não contempla, não sente a importância do que está vivendo", comentou.

Conforme Trevisol, as pessoas que estão próximas são como anjos:  

"O que define a pessoa é o olhar, a atenção que ela recebeu enquanto cresceu e não a genética apenas."

Para ele, medo e desejo são frequências:

"Faça escolhas na vida. Se der desejo, se arrepiar na intensidade, vá forte. Mas, se der medo, na mesma vibração, recue. O destino existe para quem está distraído, porque é possível construir o próprio destino."

O palestrante disse ainda que a melhor forma de manter o entusiasmo é se sentir observando o mundo mesmo estando dentro dele. Trevisol explicou que sua busca hoje é pela verdade. Ele disse que seu coração fica inquieto até saber se aquilo que está vivendo é exatamente o que precisa viver.

Ao final, Trevisol propôs um exercício de silêncio por dois minutos e de volta ao passado, à infância, às melhores lembranças e às pessoas mais importantes. Fez a maioria se emocionar e abraçar quem estava ao lado.

"Tentem ficar o mais presente em tudo. Fiquem com o que mais chamou a importância e prestem atenção ao coração. Se está descontente com as pessoas que tem ao lado, é porque não deve estar com elas. O que nos toca tem a ver conosco, porque quem cuida é e será sempre muito bem cuidado", finalizou.

Para o presidente da Comissão do Idoso, vereador Rafael Bueno/PDT, que coordenou o evento, tudo foi significativo e emocionante.

"É preciso cuidarmos mais de nós mesmos, do nosso coração. Tantas vezes deixamos de lado essa preocupação e acabamos de certa forma adoecendo."

O coordenador da Coordenadoria do Idoso, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Everson Furtado, agradeceu a presença de todos, a maioria trabalhadores da rede ligada à pessoa idosa, seja pública, privada ou terceiro setor:

"O cuidado sempre será o mais importante, fortalecendo a nossa relação com as pessoas. Nossos idosos merecem total atenção, porque já ultrapassaram muitas fases da vida."

Prestigiaram o evento, os vereadores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Felipe Gremelmaier/MDB e Maurício Scalco/NOVO.

Além do presidente Rafael Bueno a Comissão do Idoso (CI) do Legislativo é formada pelos vereadores Clóvis de Oliveira/PTB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo De Camillis/PSB e Juliano Valim/PSB.    

Homenagens

Quatro pessoas da comunidade foram homenageadas no encontro pelo envolvimento com a questão do idoso em Caxias do Sul: Abrelino Dal Bosco, José Adnil Antunes Vargas, José da Rosa e Lourdes Zibura.

Parcerias

O encontro desta quinta-feira na Câmara Municipal teve ainda a parceria das seguintes entidades: Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), o Senalba, Banco de Alimentos e a Fundação de Assistência Social (FAS).

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

09/11/2023 - 18:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo