Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança quer unir esforços por qualidade de vida a pessoas em situação de rua

Em reunião pública desta quarta-feira, o vereador-presidente Alexandre Bortoluz reclamou de badernas


Unir esforços por qualidade de vida a pessoas em situação de rua foi o principal ponto levantado em reunião pública da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, realizada nesta quarta-feira (08/11), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. O presidente do grupo parlamentar, vereador Alexandre Bortoluz/PP, ponderou que, a partir disso, será possível enfrentar problemas de badernas, pela cidade.

De acordo com o parlamentar, o assunto é complexo e demanda uma atuação interdisciplinar. “Nos últimos meses, parece haver um aumento de denúncias e reclamações. Lamentavelmente, entre as pessoas em situação de rua, há criminosos, desordeiros e inconvenientes. Sabemos que não são todos. Mas, as ruas são sujas e depredadas. A insegurança se faz presente. Pessoas e comércios são perturbados. Além da vulnerabilidade social, não se podem ignorar os aspectos criminais e de segurança pública”, ponderou.

O cenário, apresentado na reunião, deu conta de queimas de contêineres, furtos de cabeamentos de cobre. “No Morro do Sabão, junto à Rua Borges de Medeiros, há usuários de drogas. O mesmo acontece embaixo do viaduto Mário David Vanin, junto ao Monumento ao Imigrante, ao lado do Estádio Centenário, na Rua Cristóforo Randon, e embaixo de marquises, no Centro da cidade. Diversos pedintes atuam próximos a semáforos”, observou Bortoluz.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, acredita que a situação possa ser minimizada a partir do cadastro da Fundação de Assistência Social (FAS). Diretor administrativo da FAS, Rafael Vieira apontou que o orçamento da fundação gira em torno de R$ 100 milhões, dos quais 95% vêm do cofre da Prefeitura. “Deveria haver maior participação do Estado e da União. A cidade conta com 120 vagas (ao custo de R$ 3 milhões por ano) para a população de rua, com duas casas de passagem. A demanda vem sendo suprida. Existe, ainda, a oferta de mais 35 pernoites”, explicou Vieira.

Além do vereador-presidente Alexandre Bortoluz/PP, fazem parte da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.

08/11/2023 - 23:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo