Voltar para a tela anterior.

Lucas Caregnato reivindica políticas de segurança alimentar e restaurantes populares no município

O vereador apontou que houve um desmanche das ações para as pessoas em situação de rua


Políticas de segurança alimentar e restaurantes populares, pelos bairros do munícipio, foram reivindicados pelo vereador Lucas Caregnato/PT, na sessão ordinária desta quarta-feira (08/11). O parlamentar atentou que, em 2024, seriam 20 anos da inauguração do primeiro restaurante popular, que aconteceu no governo do então prefeito Gilberto Pepe Vargas (hoje, deputado estadual), no início dos anos 2000.

O petista lembrou que a ex-deputada estadual Marisa Formolo era a secretária de Segurança Alimentar e Inclusão Social. “O restaurante popular ficava à Rua Os Dezoito do Forte, próximo à FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha). O objetivo consistia em servir 320 refeições por dia, ao preço de R$ 1 por unidade”, contou. Segundo ele, a iniciativa resultava de esforços conjuntos com os governos federal e estadual, inclusive com deduções de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

De acordo com o vereador, o programa teve continuidade com o ex-prefeito José Ivo Sartori, sucessor de Pepe. “O restaurante tinha uma função na política de segurança alimentar. Hoje, em Caxias, mais de 30 mil pessoas dormem com fome. Hoje, são servidas refeições no porão da União das Associações de Bairros (UAB). É necessário avançar na instalação de cozinhas comunitárias, nos bairros”, afirmou.

Enquanto isso, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB atentou que o restaurante popular ficava no Bairro Lourdes. “Saiu dali por pressão de alguns comerciantes, que não queriam moradores em situação de rua no local”, sustentou.

O vereador Felipe Gremelmaier/MDB recordou que, no final de 2012, eram servidas 9 mil refeições por dia, através de cinco cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares. Disse que os estabelecimentos ainda forneciam cursos.

O líder do governo municipal na Casa, vereador Lucas Diel/PDT, admitiu que a UAB não seria o local mais adequado e que caberia um empenho maior nessa pauta. Também compartilharam das preocupações os vereadores Olmir Cadore/PSDB e Sandro Fantinel/PL, que defendeu um cadastramento das famílias que, realmente, necessitem das refeições a preços populares.

08/11/2023 - 14:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo