Voltar para a tela anterior.

Cuidando da Rede de Proteção à Pessoa Idosa será tema de reunião pública no Legislativo caxiense

Evento surgiu a partir de parceria entre Comissão do Idoso da Câmara Municipal e Coordenadoria da Pessoa Idosa do município


Um grande encontro para debater a rede de proteção à pessoa idosa em Caxias do Sul ocorrerá a partir das 13h30min desta quinta-feira (9/11) no plenário do Legislativo. A ação, promovida em parceria entre a Comissão do Idoso da Câmara e Coordenadoria da Pessoa Idosa do município, terá como um dos pontos altos a palestra do Jorge Trevisol, doutor em Educação, mestre em Psicologia e em Espiritualidade, filósofo e teólogo, que palestrará às 14h. Após, às 15h15min, ocorrerão dinâmicas com a psicóloga Sônia Rossetti. No evento, cinco pessoas da comunidade serão homenageadas pelo envolvimento com a questão do idoso. O encontro tem também a parceria das seguintes entidades: Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), o Senalba, Banco de Alimentos e a Fundação de Assistência Social (FAS). 

Para o presidente da Comissão do Idoso, vereador Rafael Bueno/PDT, o momento será fundamental para ampliar o debate acerca das questões da pessoa idosa no município.

"Temos trabalhado muito para melhorarmos o atendimento na rede de proteção ao idoso. Assim está sendo na busca de verbas para ampliação do Lar da Velhice e construção do Recanto da Compaixão (com inauguração prevista para o próximo dia 29), que abrirá 125 para idosos em vulnerabilidade social. Também estamos buscando parcerias para a instalação na cidade de um ambulatório para atendimento à pessoa idosa, o que será uma realidade em breve. Então, todas ações como esse evento de quinta-feira são importantes para trazer esses assuntos à tona", enfatizou Bueno.

O coordenador da Coordenadoria do Idoso, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Everson Furtado, disse que o evento é uma extensão do mês dedicado à pessoa idosa, comemorado em outubro, e foram organizadas ações direcionadas para a população desta faixa etária.

"Tendo em vista a complexidade do trabalho realizado pelos trabalhadores da rede intersetorial de promoção e cuidado da pessoa idosa, observamos a necessidade de acolhermos e cuidarmos dos trabalhadores, reconhecendo e valorizando todo empenho para garantir os direitos que preconizam o Estatuto da Pessoa Idosa e toda legislação que rege as ações e os serviços do município. Cuidar, incluir, atribuir pertencimento para nossos trabalhadores é nosso dever", avaliou.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

08/11/2023 - 11:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo