Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo comemora o início da parceria público-privada da iluminação em Caxias do Sul

O projeto de modernização prevê mais de 50 mil pontos com tecnologia LED


O início da parceria público-privada (PPP) da iluminação, formalizado ontem em Caxias do Sul, foi comemorado pela vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/11). A parlamentar disse que o projeto de modernização prevê que mais de 50 mil pontos de iluminação pública serão trocados por tecnologia LED.

De acordo com a tucana, a primeira PPP da história da cidade promoverá a expansão do número de pontos de iluminação. “A expectativa é de que 32% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via telecontrole, tornando ainda mais eficiente o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública em pontos estratégicos”, explicou.

A assinatura deu-se entre a Prefeitura e a o Consórcio Luz de Caxias do Sul SA, formado pela Enel X integra, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a serviços avançados de energia com foco na transição energética, em conjunto com a empresa Selt Engenharia.

O referido consórcio implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em uma redução de consumo de energia do parque de IP, na ordem de 54%, na comparação com os padrões atuais. Haverá, ainda, a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município, além de praças e avenidas.

01/11/2023 - 19:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo