Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri destaca ações da Semana de Incentivo à Participação das Mulheres na Política

A vereadora quer celebrar o direito ao voto feminino, vigente desde 1932


As ações da Semana de Incentivo à Participação das Mulheres na Política ganharam destaque no pronunciamento da vereadora Rose Frigeri/PT, na sessão ordinária desta quarta-feira (01/11). Ela é a autora do projeto que originou a lei vigente, sobre o período de conscientização. Destacou que, neste ano, as atividades se estenderão por todo o mês de novembro. Manifestou a intenção de celebrar o direito ao voto feminino, vigente desde o Código Eleitoral, de 1932.

De acordo com a petista, serão realizados diversos painéis, com vereadoras e outras personalidades femininas da cidade. Pediu que os homens sejam solidários e parceiros na luta por mais respeito aos direitos das mulheres.

A vereadora Rose lamentou que o fato de a cultura machista ainda estar arraigada em alguns países. Baseada em um ranking de 190 países, estabelecido mediante estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), atentou que a participação das mulheres, na política, é de 23%. Disse que o Brasil está em 152º lugar, enquanto que os Estados Unidos, em 98º. “Temos que aprofundar o debate sobre democracia, com ênfase nos espaços de representação pública, como os poderes constituídos. Se a população brasileira é composta por 52% de mulheres, mas só menos de 20% estão na política, algo precisa ser analisado. Precisamos criar mecanismos de conscientização”, observou a parlamentar.

01/11/2023 - 19:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo