Voltar para a tela anterior.

Barulho de motos incomoda moradores e mobiliza Bortoluz

O parlamentar conta que tem recebido reclamações da comunidade e, por isso, pede reforço na fiscalização e atuação conjunta das polícias


Reclamações de excesso de barulho causado por motoqueiros em diferentes pontos da cidade levaram o vereador Alexandre Bortoluz/PP a expor críticas na tribuna caxiense, durante a plenária desta quarta-feira (1º/11). O parlamentar questiona a atitude dos condutores e pede reforço na fiscalização por parte dos órgãos públicos, pois, segundo ele, em seis horas, são mais de 80 denúncias de perturbação do sossego público recebidas pelos fones 190 e 153.

Para ilustrar o que leva moradores a efetuarem tais queixas também à Comissão de Segurança e Proteção Social (CSPPS) da Câmara, presidida pelo próprio Bortoluz, o vereador mostrou um vídeo encaminhado por um cidadão chamado Vinicius. Nesse vídeo, aparece a Rua Libera Boff, no bairro Jardim das Hortênsias, com registro de motocicletas em trânsito e acelerando os motores de forma ensurdecedora. “O que estamos vendo é só num ponto de Caxias. E os motoqueiros colocam a própria vida em risco e a de outras pessoas. Imagina se uma criança se desagarra das mãos da mãe nas proximidades dali e ocorre um acidente”, afirma o vereador.

Em apartes, os legisladores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB e Olmir Cadore/PSDB contam que também receberam reclamações de Vinicius sobre o barulho das motos. Bressan aproveitou para questionar o desrespeito de motoristas que se utilizam do espaço das vans escolares, mencionando a região do Colégio Murialdo. Já Gladis entende que a atuação da fiscalização deveria ser em rede. Ela, juntamente com o vereador Ricardo Zanchin/NOVO, sugeriram um espaço específico para quem aprecia esse tido de barulho ou arrancadões, mas longe da moradia das pessoas.

O tucano Cadore diz concordar com Vinicius porque há momentos em que o sossego deve imperar. Nesse sentido, ele pede mais fiscalização.  Na mesma linha, se posicionou o pedetista Lucas Diel, que não se colocou contra os motoqueiros que dirigem respeitosamente, mas contra os que não cumprem a lei. Para o parlamentar Juliano Valim/PSD, o assunto é complexo e a área da segurança deveria receber mais investimentos. Lamentou o descaso que vive a população dos bairros nessa questão e chamou de baderneiros quem não respeita o sossego público.

O socialista Gilfredo De Camilis citou as ocorrências de barulho na Rua Olavo Bilac, onde os moradores não aguentam mais, e reivindicou uma atuação mais presente da Brigada Militar.

Na opinião do petebista Velocino Uez, a multa deve ser caminho para os motoqueiros que descumprem a lei. Nesse sentido, a vereadora Rose Frigeri/PT cobrou do município mais fiscais de trânsito e o vereador Bortoluz lembrou que o atendimento desse efetivo só vai até meia-noite e, esporadicamente, depois disso. Como alternativa, o progressista sugeriu ao Executivo publicar um decreto autorizando a Guarda Municipal a atuar no trânsito.

“Temos de somar esforços, atuando junto para reduzir esse tipo de baderna. O Vinicius e a maioria da população já não aguentam mais. Os caras transitam com as motos tendo o escapamento aberto, produzindo um som que o povo não aguenta mais”, desabafa o parlamentar.

Segundo o progressista, a CSPPS realizará uma reunião com todos os órgãos públicos e será redigido um documento conjunto pedindo solução urgente ao problema.

 

01/11/2023 - 14:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo