Voltar para a tela anterior.

Albertina Alves de Albuquerque será Cidadã Caxiense

A honraria será entregue nesta quarta-feira (1º/11), no Plenário Deputado Nadyr Rossetti


A costureira e agricultora Albertina Alves de Albuquerque receberá da Câmara Municipal o título de Cidadã Caxiense nesta quarta-feira (1º/11), às 17h. O reconhecimento se deve ao papel comunitário desempenhado ao longo de sua trajetória e pelo fato de ser a cidadã mais longeva de Caxias do Sul. A proposição partiu do vereador Alexandre Bortoluz/PP. A homenagem será realizada no Plenário Deputado Nadyr Rossetti. 

Filha de Emílio Alves de Albuquerque e Maria Francisca de França, nasceu em 9 de novembro de 1909, na cidade de Bom Jesus. Em vias de completar 114 anos de idade, Albertina vivenciou os impactos dos principais fatos do século 20, como as duas grandes Guerras Mundiais, a Guerra Fria, a Gripe Espanhola, entre outros marcos históricos.

Residente em Caxias do Sul há quase meio século, mudou-se de Bom Jesus em 1974, com o seu falecido marido, Ramon Antônio do Nascimento, com quem foi casada por quase 30 anos. Hoje, a sua família conta com três filhos, 10 netos e cinco bisnetos. Desde cedo, trabalhou com atividades da agricultura e do campo, incluindo corte de árvores e carregamento de lenha.

Ao longo dos anos, Albertina também atuou como costureira. Atualmente, segue na produção de colchas de retalhos e travesseiros de fibra, para doação a famílias em vulnerabilidade social.

30/10/2023 - 16:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo