Voltar para a tela anterior.

Trabalhos da CPI da Saúde movem explanação de Bueno

No Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (26/10), o vereador pedetista convidou a população para participar das reuniões da CPI da Saúde


   O vereador Rafael Bueno/PDT utilizou o Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (26/10) para convidar os vereadores e a população em geral para acompanharem as reuniões periódicas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, no Parlamento Municipal. Os encontros são transmitidos pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais (Facebook e Youtube) da Casa. Ele ainda repercutiu sobre os moradores em situação de rua na cidade e a saúde mental da comunidade.

   Conforme Bueno, a próxima reunião da CPI da Saúde, marcada para esta segunda-feira (30/10), ouvirá a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, às 9h, para abordar sobre o encerramento iminente da maternidade infantil da instituição. De tarde, às 14h, quem se manifestará na comissão será Sandra Maria Paim Della Giustina Barpi, presidente do Pio Soldalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul.

    De acordo com o parlamentar, um dos principais objetivos da CPI é intermediar soluções para assegurar atendimento às futuras gestantes de Caxias do Sul. Ele questionou como ficarão as 150 crianças que nascem todo o mês no hospital e os anexos da maternidade infantil do Hospital Pompéia, já que somente o Hospital Geral recebe recursos do município.

    Ainda na tribuna, o pedetista destacou sobre os moradores em situação de rua. Pediu para que, em vez de atacarem esse grupo vulnerável, a população pense em soluções. Enfatizou que é também da responsabilidade dos parlamentares procurarem maneiras de ajudar. Bueno contou que esteve em Brasília e conversou com a secretária do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Rita Cristina de Oliveira, e com o diretor de Promoção de Direitos da População em Situação de Rua, Leonardo Pinho. Eles informaram que Caxias do Sul pode ser contemplada com o Programa Moradia Primeiro, do governo federal. Ele explicou que a iniciativa dá acesso imediato a uma pessoa em situação crônica de rua dispor de moradia segura, cursos profissionalizantes e encaminhamentos para o mercado de trabalho. No caso desse perfil de pessoa, para obter o benefício e atendimento, deve, entre outros registros, estar há mais de cinco anos na rua e sofrer transtorno mental.

     Outro projeto detalhado pelo parlamentar e que pode ser implementado na cidade é a Operação Inverno Acolhedor com o objetivo de atender a população em situação de rua e prevenir o adoecimento e o óbito desse grupo em razão do frio intenso.

    Na avaliação de Bueno, a saúde mental também necessita de recursos. Segundo ele, existem quase 4 mil pessoas aguardando consultas com psiquiatras e que a lista de atendimentos está atrasada, contemplando, no momento, pacientes do mês de novembro de 2022. O parlamentar afirmou que dará voz para essas questões abordadas e fará o possível para trazer soluções, em conjunto com outros parlamentares da Casa.

 

26/10/2023 - 15:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo