Voltar para a tela anterior.

Debatida a inclusão da Parada Livre no Calendário Oficial de Eventos da cidade

A proposta é do vereador Rafael Bueno e contempla o orgulho LGBTQIA+


Incluir a Parada Livre no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul é o objetivo do projeto de lei 236/2021, de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT e discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (19/10). A matéria valoriza o orgulho LGBTQIA+, exaltado a cada ano na região central da cidade. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

De acordo com o autor, as paradas formam um só corpo, espalhadas por todo o Brasil. “Essa movimentação, no país e no mundo, incentiva e fortalece a realização de ações e manifestações contra a homofobia. Em 2001, em Caxias, foi organizado, nas dependências da antiga Danceteria Planetário, um evento que reuniu cerca 200 pessoas, o que ficou como o marco histórico do início das paradas livres, no contexto local”, lembrou Bueno.

O pedetista contou que, em 2002, houve a primeira parada livre na Praça Dante Alighieri, onde se reuniram em torno de dez mil pessoas. “No decorrer do tempo, com o aumento da participação popular a cada ano, a cidade despertou para esse importante evento. Com isso, passou a ter maior respeito a cidadãos que, até então, vinham sofrendo restrições na expressão de sua identidade e sexualidade”, complementou ao vereador.

19/10/2023 - 14:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo