Voltar para a tela anterior.

Câmara concede Prêmio Darcy Ribeiro a 14 profissionais da educação

Plenário aplaudiu o trabalho de docentes das redes pública e privada e no âmbito não formal, a partir da entrega da distinção que nasceu de proposta do vereador Lucas Caregnato/PT aprovada pela unanimidade do plenário


Quatorze profissionais conquistaram o Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora 2023, em sessão solene do Legislativo caxiense, nesta quarta-feira (18/10). São professores das redes pública e privada e da educação não formal que tiveram projetos selecionados por uma comissão previamente designada, conforme estabelece o Decreto Legislativo nº 443/A, de 24 de junho de 2022, o qual nasceu de um projeto do vereador Lucas Caregnato/PT aprovado pela unanimidade do plenário, dando origem à premiação. São educadores que se entregam diariamente ao fazer docente e se dedicam a criarem oportunidades e novos horizontes de conhecimento a seus estudantes. Por isso, nesta noite, reconhecidos.

Na cerimônia conduzida pelo presidente do Parlamento, vereador Zé Dambrós/PSB, e que teve pronunciamento do legislador proponente, receberam a distinção, conforme as cinco categorias definidas pelo regulamento, as seguintes iniciativas, com respectivos autores e instituições em que atuam:  

ENSINO PRIVADO:
- Resíduos: aprendizagem que transforma – Autor do projeto: Cláudio Klippel Borges – Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha/EFASERRA;
- Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas - Autor do projeto: Luis Henrique Correa - Instituto Leonardo Murialdo;
- Tecnologias para inclusão – Autora do Projeto: Marcele Brusa Maciel - Senac Ensino Médio.

ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL:
- Pesquisa na Periferia – Autora do projeto: Daiana Severo Fetter - Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis;
- Projeto Reflexão - Desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Turma 41.2023 – Autora do projeto: Muriel Skolaude Treichel - Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto;
- Cartografia de régua e compasso: rampa de acesso elaborada através de meios analógicos – Autor do projeto: Sidival Antonio Calderan - Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio.

ENSINO NÃO FORMAL:
- Ateliê Araçari: oficinas artísticas para crianças e jovens de casas-lares, abrigos, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de Caxias do Sul – Autor do projeto: Volnei Cunha Canônica – Instituto de Leitura Quindim, que esteve na solenidade representado por Maria Itelvina Prateado;
- TÔ LIGADO! Tecnologias Digitais para Aposentados/as – Autor do projeto: Cristiano Cardoso de Almeida - Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), que esteve na solenidade representado por Bruce Marlon Costa.

    ENSINO PÚBLICO ESTADUAL:
- Cinema negro e o combate ao racismo estrutural: juventude negra no Brasil do racismo velado – Autor do projeto: Fernando da Silva Lopes - Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo De Antoni;
- Consciência negra e os desafios para vencer o racismo e o preconceito na atualidade por meio da educação antirracista – Autor do projeto: Roberto Carlos Dias - Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Eberle;
- Small Things Matter! Respect the little things! (Tradução literal: Pequenas coisas importam! Respeite as pequenas coisas!) – Autora do projeto: Silvia Gubert - Escola Estadual de Ensino Médio João Triches.

    ENSINO PÚBLICO FEDERAL:
- Produção e análise didática de vídeos em 360 graus para o ensino de geografia apoiado em realidade virtual – Autor do projeto: João Vitor Gobis Verges – IFRS Caxias;
- Origens, histórias e trajetórias LGBTQIA+ (Projeto de Extensão - 3ª Edição) - Autora do Projeto: Mariana Scussel Zanatta – IFRS Caxias;
- Obtenção de ração bovina a partir de resíduos de produtores locais para redução na emissão de gases causadores do Efeito Estufa – Autora do projeto: Rachel Oliveira Nasser – IFRS Caxias.

    Ao se manifestar pelo Legislativo, o vereador e professor Lucas Caregnato/PT agradeceu aos profissionais da educação pelo empenho e pela luta no exercício profissional. Resgatou a trajetória do educador mineiro Darcy Ribeiro e lembrou de duas professoras que marcaram sua vida: Solange Carvalho, que se encontrava na plateia; e Loraine Slomp Giron (in memoriam). O parlamentar explicou que a proposta da honraria foi uma das primeiras iniciativas de seu mandato e procura valorizar os docentes. “Que o prêmio reforce o nosso esperançar em dias melhores,e a educação de qualidade seja uma realidade para todas e todos, com respeito e valorização dos professores e professoras. A luta é longa, mas estamos juntos e juntas no caminho certo”, afirmou.

Na sequência, ocupou a tribuna um homenageado representando cada categoria estabelecida pela honraria. Em coro, externaram gratidão às equipes que colaboraram no desenvolvimento dos projetos inscritos. Do Ensino Privado, Luis Henrique Correa, professor no Instituto Leonardo Murialdo, disse que a distinção reconhece quem faz da educação um farol da emancipação para todos e representa um compromisso com o futuro. Por isso, a dedica a todos os docentes e alunos. Pela Rede Municipal de Ensino, o professor Sidival Antonio Calderan, da Escola Santo Antônio, observou que, além dos projetos selecionadas, muitos outros fazem a diferença na vida dos estudantes. Nesse sentido, agradeceu a todos os demais profissionais que, como ele, compartilham a honra de ser professor.  

Representando o Ensino Não Formal, o diretor de Formação do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Cristiano Cardoso de Almeida, e a presidente da entidade, Silvana Piroli, em vídeo, ressaltaram que o sentimento é de felicidade pelo reconhecimento de iniciativas de inclusão social.

Silvia Gubert, professora na Escola João Triches, representou os agraciados no grupo do Ensino Público Estadual e também todos os homenageados, compondo a mesa de autoridades. “Avante, educadores, de pé!”, entoou a docente, da tribuna, provocando os colegas a continuarem na luta por ensino público de qualidade, apesar das dificuldades que enfrentam. Segundo ela, o amor e a dedicação têm sido combustíveis para sobreviverem na atividade. Diante desse contexto, avalia que o prêmio enche os professores de orgulho, inclusive, para seguirem firmes na profissão.

Rachel Oliveira Nasser, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Caxias, discursou pela categoria Ensino Público Federal. Listou agradecimentos aos envolvidos nos projetos e mencionou o esforço dos estudantes. Enfatizou o empenho de alunas – algumas estavam na plateia e receberam aplausos –, que foram as principais impulsionadoras do projeto inscrito e agora premiado. Com emoção, a professora finalizou sua manifestação com palavras de um autor desconhecido a respeito do trabalho docente e que dizem o seguinte: “Você nunca saberá quantas vidas transformou, mas elas saberão”.

    Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, marcou presença na sessão solene a chefe de gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.
 

A ESCOLHA E O SENTIDO DO PRÊMIO:
- Nesta primeira edição do Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora, houve a inscrição de 42 projetos educacionais. A escolha dos 14 contemplados coube a uma Comissão de Organização e Julgamento especialmente designada para tal fim composta de sete integrantes, sendo eles representantes de entidades do setor e da Câmara Municipal. Os premiados receberam certificado e um troféu, e os projetos premiados serão divulgados em e-book (livro virtual) a ser publicado no próximo ano.

- Podiam ser inscritos projetos nas categorias: I - ensino público municipal; II - ensino público estadual; III - ensino público federal; IV - ensino privado; e V - ensino não formal. O Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora é destinado a quem atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), Ensino Médio e Ensino Superior, bem como a profissionais em educação popular, de entidades não governamentais, em atuação direta com crianças, jovens e adultos.

- Esta é a primeira vez que o prêmio será concedido. Entrou em vigor por meio do Decreto Legislativo nº 443/A, de 24 de junho de 2022, que partiu de um projeto de autoria do vereador Lucas Caregnato/PT aprovado pela unanimidade do plenário. Conforme o texto do decreto, a iniciativa deve ser promovida pelo Legislativo a cada dois anos.

- Entre os objetivos da distinção listados no decreto legislativo, estão: I – valorizar e reconhecer publicamente profissionais em educação que fazem da sua atividade um instrumento de emancipação e acesso à cidadania; II – promover a formação cidadã da comunidade escolar, por meio da promoção de uma percepção crítica da realidade e novas perspectivas para as comunidades; e III – incentivar a pesquisa como instrumento pedagógico eficaz, capaz de dialogar com os problemas e situações do cotidiano vivenciados pela comunidade escolar.

SOBRE DARCY RIBEIRO:
- Darcy Ribeiro foi um célebre educador, sociólogo, indigenista e antropólogo brasileiro. Atuou como diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC) e na criação da Universidade de Brasília. Assumiu como ministro da Educação e ministro Chefe da Casa Civil.

- Em sua atuação como vice-governador no Rio de Janeiro, implantou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), conhecidos como escolas de tempo integral. Foi um dos criadores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)/Lei 9394/96, após anos de debates. Darcy Ribeiro é considerado um expoente brasileiro comprometido com a educação de qualidade.

18/10/2023 - 23:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo