Voltar para a tela anterior.

Zé Dambrós visita os meios de comunicação da cidade

Presidente do Legislativo caxiense se colocou à disposição da imprensa para responder e tirar dúvidas sobre a condução do Parlamento em 2023 e aproveitou para divulgar o livro publicado pela instituição


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, realizou na tarde desta quarta-feira (18/10), uma série de visitas institucionais à imprensa da cidade. O parlamentar aproveitou os encontros para responder dúvidas e trocar informações com os jornalistas e comunicadores dos diferentes meios de comunicação.

“Precisamos estar sempre à disposição da nossa imprensa. A comunicação institucional do Parlamento caxiense tem dado resposta aos questionamentos diários em relação ao trabalho da Casa. Isso é transparência. Isso é ser responsável com quem precisa levar até a comunidade o trabalho feito por este Legislativo. Como presidente, tenho certeza que estamos cumprindo com o nosso dever”, definiu Dambrós.

Durante a visita, Dambrós esteve acompanhado do chefe da Assessoria da Comunicação Social da Câmara Municipal, Tales Armiliato. Para o jornalista, desenvolver a prática da escuta através das manifestações divulgadas pela imprensa, significa atender aos pedidos da própria comunidade.

“O jornalista tem liberdade para apurar todos os fatos. O que precisamos é dar condições para que ele tenha a certeza de que está divulgado a informação correta, sempre!”, finalizou Armiliato.

Dambrós e Armiliato foram recebidos pelas coordenações e equipes (redações) da Rádio Viva FM, Rádio Jovem Pan e Portal Leouve; Tua Rádio São Francisco e Mais Nova FM; Rádio Solaris FM; Jornal Pioneiro e GZH, Rádios Gaúcha Serra e Atlântida FM e RBS/TV Caxias; Rádio Caxias FM. Em outro momento uma nova visita será agendada com outros meios de comunicação.  

O presidente da Câmara Municipal também aproveitou para divulgar o livro “Inspiração popular: Legislativo e Movimento Comunitário (1963-2023)”, uma publicação realizada pela da Assessoria de Comunicação Social do Legislativo. A obra foi lançada oficialmente no dia 06 de outubro durante a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

“O retorno que estamos recebendo da comunidade em relação a publicação deste livro é algo fantástico. A imprensa também está aprovando o que nos deixa muito feliz. A comunicação da Casa está de parabéns”, completou Dambrós.

O livro “Inspiração popular: Legislativo e Movimento Comunitário (1963-2023)” trata da relação entre o Parlamento e a União das Associações de Bairros (UAB), ao longo dos 60 anos da entidade, completados em 19 de maio passado.

Organizada pelo historiador Eduardo Reis, pelos jornalistas Fábio Rausch e Tales Armiliato e pelo relações-públicas Denerlei Antonioli, a obra se propõe a unir memória escrita e relatos orais, a fim de consolidar um documento que permita uma noção desse relacionamento de 60 anos, entre o Poder Legislativo e o Movimento Comunitário.

A publicação se dispõe em quatro blocos temáticos. No primeiro deles, assinado pelo presidente Dambrós, estão apresentação e reflexão política e social do comunitarismo. O último texto, sob a chancela de Armiliato, retoma pontos abordados e enfatiza o papel de quem faz e o de quem registra a história, como a forma ideal de compreensão dos acontecimentos.

Predominantes nas 104 páginas da obra, os dois capítulos centrais abrangem perspectivas documentais e faladas. A primeira seção contém estes tópicos: Legislativo e a inspiração popular; Origens e resistência (1960-1970); Lutas comunitárias (1970-1990); Os bairros e a cidade; Direitos e lutas sociais; Moradia, transportes e urbanização; Cultura e educação.

A segunda seção, com o título “Nas palavras de quem faz o trabalho comunitário (1990 aos dias atuais)”, tem estas lideranças entrevistadas: Luiz Pizzetti (in memoriam/presidente de honra da UAB, cujo relato foi reproduzido de pronunciamento anterior, em solenidade da Câmara); Cleusa de Moraes (presidente de honra da UAB); José Carlos Monteiro; Daltro da Rosa Maciel; Darci Adelar Jesus; Tânia Menezes; Valdir Walter (atual presidente da UAB); Flávio Fernandes; Marciano Correa da Silva; Letícia de Carvalho (princesa da 34ª Festa Nacional da Uva, é a primeira soberana, na história, a partir de uma candidatura pela UAB).

O livro mantém redações originais e técnicas de nomenclaturas do campo da História. A reprodução de debates e contextualizações resultou de consultas em atas de reuniões, jornais de época, documentos e relatos diversos. No decorrer da leitura, é visível que, mesmo no curso de décadas, algumas pautas persistem entre as preocupações locais, tais como: o transporte coletivo, a coleta do lixo, a mobilidade urbana, a habitação, etc.

18/10/2023 - 19:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo