Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez repercute dificuldades dos agricultores

Na sessão ordinária desta quarta-feira (18/10), o vereador petebista citou, principalmente, o excesso de chuva, que impacta nos diferentes cultivos


O vereador Velocino Uez/PTB utilizou o espaço do Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (18/10) para enfatizar as dificuldades dos agricultores e trabalhadores locais para manterem as plantações em razão do excesso de chuva e falta de horas de sol, nas últimas semanas.

Ele contou que esse fato atrapalha o cultivo de produtos que necessitam de luz solar. Caso o tempo não colaborar nos próximos dias, a qualidade e a quantidade dos alimentos vão diminuir, e os preços de frutas, legumes e grãos em feiras e supermercados vão aumentar, gerando dificuldades no poder aquisitivo dos trabalhadores.

Velocino observa que, apesar de muitos debates, os agricultores não são vistos e lembrados pelos poderes públicos. Diante disso, ele prevê que, futuramente, haverá consequências na mesa dos consumidores e da população.

O parlamentar pediu linhas de crédito com juros baixos para ajudar agricultores na estruturação das propriedades; envolvimento facilitado do governo do Estado para construção de açudes e estufas cobertas para plantações; e contribuição do município no que for possível fazer de sua parte.

O vereador Sandro Fantinel/PL parabenizou o colega por toda a luta acerca da agricultura. Na avaliação do liberal, o governo federal está deixando de lado os problemas e demandas da categoria, que estaria encontrando obstáculos para aumentar seu negócio e fazer investimentos. Já o petista Lucas Caregnato reforçou que, para as próximas legislaturas da Casa, deve haver mais discussões e atenção efetiva em termos de políticas públicas relacionadas a clima, desastres urbanos, associação rural, ampliação de recursos e condições de trabalho a quem vive no interior.

 

18/10/2023 - 14:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo