Voltar para a tela anterior.

Lucas Diel lista lutas do movimento comunitário

Vereador pedetista saudou a cessão de uso de áreas do município para escolas de samba


Conquistas de integrantes do movimento comunitário chegaram à tribuna caxiense, nesta quarta-feira (18/10), por iniciativa do vereador Lucas Diel/PDT. No grande expediente da sessão ordinária, o pedetista informou que terminou o processo de ações demolitórias que o município, na gestão do então prefeito Daniel Guerra/PRB (2017-2019) – cassado em dezembro de 2019 –, havia acionado contra associações de moradores de bairros (Amobs) e União das Associações de Bairros (UAB), para retomar centros comunitários. Diel lembrou que ele integrava o departamento Jurídico da UAB na época e impetrou ação para impedir que os centros comunitários fossem retirados do uso dos moradores, a qual teve êxito.

“A luta na vida comunitária se depara com dificuldades e momentos felizes. Semana passada, após termos um governo cassado que tentou inviabilizar os centros comunitários, a ação que ingressamos para evitar isso chegou ao fim. E o prefeito Adiló Didomenico/PSDB assinou cessão de uso para as escolas de samba Nação Verde e Branco, do bairro Cinquentenário II, e Pérola Negra, no Mariani, continuarem podendo usar os pavilhões. A gente fica feliz com esse encaminhamento”, comemora Diel.

O vereador e advogado explica que o termo de cessão regula juridicamente a utilização dos equipamentos e espaços públicos, dando segurança às partes envolvidas. Ainda sobre o ex-prefeito cassado, Lucas lamentou porque, segundo ele, foi um governo que atacou diversas entidades ao adotar atitudes arbitrárias, sem consultar a população. Na mesma linha, se posicionou o emedebista Felipe Gremelmaier, que elogiou Diel pela manifestação. Na ótica de Gremelmaier, o resgate histórico é necessário para entender o que o emedebista classificou de retrocesso vivido por Caxias durante a administração de Guerra. Professora de História, a vereadora Rose Frigeri/PT também considera oportuno recordar do passado para planejar novas ações. A emedebista Gladis Frizzo conta que acompanhou a batalha do Clube de Mães Santa Rita de Cássia, para garantir a permanência do espaço, e também do Centro Comunitário Santa Helena, no loteamento Santa Tereza.

Outro motivo de alegria considerado por Lucas Diel durante a plenária de hoje foi a assinatura, no dia 15 de outubro, do Termo de Cooperação para Adoção da Praça Monteiro Lobato entre o município e a Amob Exposição e pelas empresas Terrasol e Keko Acessórios. Também presidente da referida Amob, Diel observa que essa praça é muito utilizada pela comunidade, por ter lugar para crianças e quadras para adultos praticarem esportes.

 

18/10/2023 - 11:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo