Voltar para a tela anterior.

Sandro Fantinel repercute sobre projeto de biogás e biodigestores em escolas municipais

A manifestação aconteceu no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira


O vereador Sandro Fantinel/PL utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (17/10), para repercutir sobre o projeto, apresentado por ele em fevereiro de 2021. A intenção é implementar biogás e biodigestores nas escolas municipais, transformando restos orgânicos em gás de cozinha, como, por exemplo: os restos de alimentos e verduras impróprias para o consumo.

O parlamentar destacou que o projeto é necessário para o município nos âmbitos ambiental, educacional e econômico. De acordo com um levantamento feito na época, o projeto economizaria cerca de R$ 400 mil anuais que a Prefeitura gasta com gás de cozinha nas escolas do município. Fantinel contou que logo após divulgar o projeto na tribuna os municípios de Nova Roma do Sul, Rio Grande, Fazenda Vila Nova, Santiago, Farroupilha, Ivoti, Venâncio Aires e Porto Alegre implantaram o sistema nas unidades escolares. Ele demonstrou descontentamento por ainda não ter este projeto em Caxias do Sul, pois de acordo com ele, gera economia para os cofres públicos e conhecimentos práticos para as crianças.

O legislador informou que em fevereiro de 2021 protocolou o projeto de regularização fundiária, porém a pedido do prefeito Adiló Didomenico/PSDB, retirou o projeto do protocolo. Pediu que as mídias deem mais créditos para o mesmo. De acordo com ele, o assunto não estaria sendo debatido atualmente se não tivesse apresentado o tema na tribuna no início do seu mandato.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT parabenizou o colega pelo tema, e enfatizou que Fantinel merece o devido reconhecimento por divulgar e pedir a implementação de biogás e biodigestores nas escolas.

17/10/2023 - 17:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo