Voltar para a tela anterior.

De Camillis discursa sobre proteção animal, Pix e vacinação

A manifestação ocorreu no Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (17/10)


O vereador Gilfredo de Camillis/PSB utilizou o espaço do Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (17/10), para destacar a necessidade da proteção animal, a possibilidade de pagamentos de tarifas e tributos municipais via Pix, e o convite à Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes na cidade. O socialista também discorreu sobre a reunião do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) sobre melhorias na RS-122  e o projeto de lei que traz reformulações para o Fundo da Casa Popular (Funcap).

De Camillis enfatizou a necessidade de preservar e resguardar a saúde dos animais, tendo consciência e cuidado para uma melhor qualidade de vida. Contou que, na última semana, uma proposição de sua autoria foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB. Ela atualiza o dispositivo do Código Municipal de Proteção aos Animais, definindo como conter cães por meio de correntes e cordas sem a presença de responsável; e respeito a normas, como área de circulação mínima de 4m² e, em caso de animais de grande porte, uma área de 6m²; disponibilização de áreas limpas e sem materiais que possam causar danos; espaços para circulação do animal; acesso livre para comedouros e bebedouros limpos; e correntes e peitorais feitos de materiais que não causem lesões ao animal.

Outro assunto levantado pelo vereador na tribuna foi a realização de uma indicação para o poder Executivo sugerindo a implementação de pagamentos de tarifas e tributos municipais via Pix, trazendo facilidade e simplificação de arrecadação municipal. Na avaliação do legislador, esse meio de pagamento instantâneo é seguro, eficiente e consolidado, e concessionárias de energia elétrica, telefonia e internet já disponibilizam esse mecanismo para pagamento via celular. De Camillis informou ainda que essa forma de transação representa a redução de papéis e processos físicos, contribuindo para a preservação ambiental.

A respeito da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, o socialista alertou que teve início na segunda-feira (16/10) e vai até o dia 28 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

O parlamentar ainda lembrou que esteve em uma reunião, em 5 de outubro, no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), juntamente com o engenheiro civil e diretor de Gestão e Projetos da companhia, Sívori Sarti da Silva, e o deputado estadual Elton Weber, para tratar sobre as possíveis melhorias em um trecho da RS-122, próximo ao Shopping Villagio. De acordo com o vereador, o diretor mencionou a falta de recursos do órgão para atender as demandas e recomendou o estudo da municipalização do trecho urbano. O vereador repassou essa proposta à Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), em encontro onde esteve presente o secretário da pasta, Alfonso Willenbring Júnior, e o diretor Cleberson Babetzki.

De Camillis, finalizou sua manifestação informando que foi sancionado o projeto de lei que traz reformulações para o Fundo da Casa Popular (Funcap). Destacou que encaminhou uma emenda modificativa para ampliar a destinação dos empreendimentos habitacionais na ordem de 5% para idosos titulares da inscrição, e 5% para pessoas com deficiência.


Programação da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes:
- Período:
de 16 a 28/10/2023 – de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
- UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h
- Demais UBSs: 8h às 16h

Dia D (21/10) – sábado
- Todas UBSs abertas, das 8h às 17h

17/10/2023 - 14:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo