Voltar para a tela anterior.

Presidente do TJRS é presenteada com livro publicado pela Câmara Municipal  

Iris Helena Medeiros Nogueira recebeu das mãos do presidente do Legislativo caxiense, Zé Dambrós/PSB, a obra “Inspiração popular: Legislativo e Movimento Comunitário (1963-2023)”


A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Iris Helena Medeiros Nogueira foi presenteada na manhã desta segunda-feira (16/10) com o livro “Inspiração popular: Legislativo e Movimento Comunitário (1963-2023)”, uma publicação da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A desembargadora recebeu das mãos do presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós/PSB a obra lançada oficialmente no dia 06 de outubro durante a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Iris Helena foi a palestrante da RA CIC realizada na sede da entidade. Ela abordou a relevância da transformação digital no âmbito do Judiciário e a importância da segurança jurídica para o desenvolvimento gaúcho.

Na oportunidade, a desembargadora agradeceu ao presidente da Câmara Municipal pelo livro e disse estar orgulhosa da valorização do Poder Legislativo de Caxias do Sul ao contexto histórico voltado ao empenho das lideranças que auxiliam suas respectivas comunidades. 

“Líderes comunitários lutam pelas suas realidades. Destes locais surgem nomes, possíveis políticos que irão contribuir para que as necessidades destes locais sejam atendidas. Nossos parabéns enquanto judiciário gaúcho”, completou a desembargadora Iris Helena. 

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Dambrós, ouvir os testemunhos como o da presidente do TJRS, justifica a intensidade e força de vontade dos servidores da Comunicação da Casa para uma produção de fôlego com pesquisa e levantamento de dados, inclusive em jornais de época. 

“A nossa Assessoria de Comunicação Social está de parabéns. Todos que recebem o livro, já observam a bela capa do trabalho publicado. Palavras como a da desembargadora nos faz resumir que nossos objetivos enquanto comunicação da Casa foram alcançados”, completou Dambrós.  

Além da presidente do TJRS, também receberam o livro, a diretora do Fórum de Caxias do Sul, Joseline Mirele Pinson de Vargas e o 2º Promotor de Justiça Especializado de Caxias do Sul – Área da Habitação e Urbanismo do Ministério Público em Caxias do Sul, Adrio Gelatti. 

O livro “Inspiração popular: Legislativo e Movimento Comunitário (1963-2023)” trata da relação entre o Parlamento e a União das Associações de Bairros (UAB), ao longo dos 60 anos da entidade, completados em 19 de maio passado.

Organizada pelo historiador Eduardo Reis, pelos jornalistas Fábio Rausch e Tales Armiliato e pelo relações-públicas Denerlei Antonioli, a obra se propõe a unir memória escrita e relatos orais, a fim de consolidar um documento que permita uma noção desse relacionamento de 60 anos, entre o Poder Legislativo e o Movimento Comunitário.

A publicação se dispõe em quatro blocos temáticos. No primeiro deles, assinado pelo presidente Dambrós, estão apresentação e reflexão política e social do comunitarismo. O último texto, sob a chancela de Armiliato, retoma pontos abordados e enfatiza o papel de quem faz e o de quem registra a história, como a forma ideal de compreensão dos acontecimentos.

Predominantes nas 104 páginas da obra, os dois capítulos centrais abrangem perspectivas documentais e faladas. A primeira seção contém estes tópicos: Legislativo e a inspiração popular; Origens e resistência (1960-1970); Lutas comunitárias (1970-1990); Os bairros e a cidade; Direitos e lutas sociais; Moradia, transportes e urbanização; Cultura e educação.

A segunda seção, com o título “Nas palavras de quem faz o trabalho comunitário (1990 aos dias atuais)”, tem estas lideranças entrevistadas: Luiz Pizzetti (in memoriam/presidente de honra da UAB, cujo relato foi reproduzido de pronunciamento anterior, em solenidade da Câmara); Cleusa de Moraes (presidente de honra da UAB); José Carlos Monteiro; Daltro da Rosa Maciel; Darci Adelar Jesus; Tânia Menezes; Valdir Walter (atual presidente da UAB); Flávio Fernandes; Marciano Correa da Silva; Letícia de Carvalho (princesa da 34ª Festa Nacional da Uva, é a primeira soberana, na história, a partir de uma candidatura pela UAB).

O livro mantém redações originais e técnicas de nomenclaturas do campo da História. A reprodução de debates e contextualizações resultou de consultas em atas de reuniões, jornais de época, documentos e relatos diversos. No decorrer da leitura, é visível que, mesmo no curso de décadas, algumas pautas persistem entre as preocupações locais, tais como: o transporte coletivo, a coleta do lixo, a mobilidade urbana, a habitação, etc.

16/10/2023 - 15:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo