Voltar para a tela anterior.

Quatro personalidades são agraciadas com a Comenda Medalha Irmãos Bertussi de 2023

A sessão solene aconteceu na noite desta quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal


Quatro personalidades foram agraciadas com a Comenda Medalha Irmãos Bertussi de 2023, em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (11/10), no plenário da Casa. São elas: Jandira Bresolin Tissot, Luiz Alceu Mendes de Araújo e Pedro Novello, além de Daltro Bertussi (comenda especial). Na condução da cerimônia, estava o presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB.

Na Capital Mundial dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), como a cidade de Caxias é conhecida, a solenidade também deu sequência a uma série de comemorações, alusiva ao centenário de nascimento de Honeyde Bertussi. Ele teria completado 100 anos em 20 de fevereiro deste ano, se estivesse vivo. Faleceu em Caxias, aos 73 anos, em 4 de janeiro de 1996.

Integrante da comissão julgadora, o vereador Alexandre Bortoluz fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Contou detalhes da trajetória de cada homenageado e da saga histórica e musical dos Irmãos Bertussi. “São ícones revolucionários da nossa cultura gaúcha. É uma honra poder homenageá-los, como forma de mantermos vivo o tradicionalismo”, exaltou.

Logo após receberem as respectivas medalhas, cada um dos homenageados se dirigiu à tribuna. Entre agradecimentos, mencionaram a família, os amigos, relembraram pontos da própria trajetória, tanto de vida pessoal quanto de atuação no cultivo da cultura gaúcha.

A comissão julgadora da distinção contou com os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), 25ª Coordenadoria Regional Tradicionalista (25ª RT/MTG), Piquetes de Laçadores de Caxias do Sul e os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Gladis Frizzo/MDB e Velocino Uez/PTB. O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, representou o prefeito Adiló Didomenico na solenidade.

Saiba mais sobre os homenageados

Daltro Bertussi (comenda especial)

Nasceu em São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva, no ano de 1943, tendo completado 80 anos no mês de setembro.  É filho de Honeyde Bertussi e Aydée Vachi Bertussi, já falecidos, e casado com Carlise Bossler. Estudou música com o professor Eleonardo Caffi e o segundo grau no Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza.

Em 1964, ingressou na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No ano seguinte, substituiu o seu tio Adelar na dupla Irmãos Bertussi, formando a nova dupla: Os Bertussi.

Com o seu pai, gravou 3 LPs e atuou, durante seis anos, em shows e bailes pelo Sul do Brasil, principalmente em CTGs. Como era um acordeonista que lia partituras musicais, foi convidado por Paixão Côrtes para um programa dominical na Rádio Guaíba de Porto Alegre, ilustrando no acordeom as músicas pesquisadas por aquele folclorista.

Em 1969 formou-se engenheiro eletricista e ingressou na Empresa Eletrosul, Centrais Elétricas do Sul do Brasil, onde trabalhou até se aposentar, tendo abandonado a carreira musical.

Há 8 anos retornou a Caxias, onde reside atualmente. Nunca perdeu o gosto pela música, mas não voltou a atuar profissionalmente e sim em produções amadoras que divulga nas redes socias através de suas redes sociais.

Jandira Bresolin Tissot

Filha de João Bresolin e Ana Maciel Bresolin, casada com Rubens Antônio Tissott e mãe de Luciano e Priscila, mesmo com a formação profissional em Enfermagem e Obstetrícia, Jandira nunca se afastou de suas raízes gaúchas. Iniciou no Movimento Tradicionalista acompanhando o filho e, depois, a filha.

Participou da CTG Imigrantes e Tradição e CTG Campo dos Bugres e atuou como Diretora Cultural da 25 Região Tradicionalista por diversas Gestões.

No Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Estadual, atuou como: Diretora do Departamento de Apoio a Juventude Tradicionalista, sendo a primeira a ocupar este cargo juntamente com o marido, Diretora do Departamento de Concursos de Prendas e Peões, Diretora do Departamento de Formação e Aperfeiçoamento Tradicionalista e Apoio em Diversas Cirandas de Prendas e Entreveros de Peões Regionais e Estaduais. Atualmente, é Diretora do Departamento de Concursos de Prendas e Peões e Conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho  Estadual.

Luiz Alceu Mendes de Araújo

Iniciou a sua trajetória, no Tradicionalismo, aos oito anos de idade (1963) no “tiro de laço” e aos doze anos laçava com oito metros de laço. Era criança quando seu pai e irmãos fundaram o Piquete de laçadores Rodeio velho de Casa Branca no dia 8 de novembro de 1963.

Em 1975 ajudou o então presidente da federação dos piquetes de laçadores (Aldo Mendes) a realizar o primeiro campeonato regional de laço. Em sua história, foi várias vezes patrão e membro coordenador da entidade que seus familiares fundaram PL Rodeio Velho de Casa Branca.

Fora quatro vezes campeão (tetracampeão regional de laço) representando a entidade mencionada (1975, 1992, 1993 e 1998) sendo braço de ouro no campeonato de 1993. Representou a Vigésima Quinta Região Tradicionalista por três festas campeiras do Rio Grande do Sul e inúmeras oportunidades defendeu as cores da Seleção Municipal de Caxias do Sul.

Atualmente, com sessenta e oito anos de idade, defende as cores do PL Potreiro da Serra da Cidade de São Marcos.

Pedro Novello

É natural de Caxias do Sul, nascido em 29 de março 1954, empresário e advogado, casado com a Prof. Renita Vera Novello, sendo pai de três filhos, Priscila, Roger, Bruno, e três netos, Dimitri, Isabelle e Giorgia.

Sua formação escolar se deu no Colégio La Salle (hoje La Salle Caxias, N. Sra. Do Carmo e Universidade de Caxias do Sul.

 É pós-graduado em Direito Previdenciário pela Escola Superior de Magistratura Federal.

O contato com o cavalo se deu desde a infância, quando então seu pai tinha propriedade nos campos de Cazuza Ferreira e posteriormente quando adulto, adquiriu terras no município de São Francisco de Paula, aonde criava gado, ovinos e equinos.

Iniciou suas atividades como cavaleiro esportivo em 1992, quando participou de uma cavalgada em protesto pela demora da construção da Rota do Sol, cavalgada esta, promovida pela Câmera de Industria e Comércio de Caxias do Sul e pelo CTG Campos dos Bugres.

Em 1994 participou pela primeira vez da Cavalgada de abertura do Rodeio de Vacaria.

No mesmo ano adquiriu uma égua Mangalarga/campolina com a qual participou da 2ª Cavalgada de N. Sra. De Caravágio, junto com o piquete Potro Sem Dono.

Em agosto do mesmo ano participou pela primeira vez da cavalgada de Geração da Chama Crioula de Nova Roma do Sul à Caxias. Posteriormente participou de todas as cavalgadas de N. Sra de Caravágio e das cavalgadas da geração da chama, sempre que possível.

Nestes 29 anos de amor pelas cavalgadas, participou e ajudou a criar vários grupos, entre eles, Os Farroupilhas, Herança Gaudéria (UCS), Os Chimangos, Negrinho do Pastoreio, Cria Pampeana, Chimangos e Maragatos.

 Atualmente participa da 25º Região Tradicionalista como Diretor de Cavalgadas.

Seu fiel companheiro de cavalgadas, o cavalo Chimango, nasceu em 2000 em sua propriedade e por 22 anos, acompanhou e compartilhou os momentos prazerosos, nas andanças por este Rio Grande, até sua final despedida.

Neste período ajudou a fundar o grupo de cavalgadas da Universidade de Caxias do Sul, sendo coordenador por três anos da mesma entidade.

Criou o grupo de cavaleiros Os chimangos e Maragatos junto com um grupo de amigos, o qual permanece até hoje.

Fez parte do Conselho Fiscal do CTG Herança Gaudéria e participava assiduamente de várias cavalgadas como colaborador da coordenação.

Ajudou a organizar a 1ª cavalgada de N. Sra. Aparecida da localidade de Santo Antão, que é feita anualmente dia 12 de outubro, com percurso da UCS até a localidade de Santo Antão, Terceira Légua.

Participou de centenas de cavalgadas, entre elas, a Cavalgada do Mar por vários anos, Aparados da Serra de São Francisco de Paula a Bom Jardim da Serra, SC e muitas outras com o cunho religioso em todo o estado.

Organiza anualmente a Cavalgada de N. Sra. de Caravággio, sempre no segundo sábado de maio, sendo a maior concentração de cavalos com intuito religioso do estado.

Participa anualmente da Geração da Chama Crioula conforme a programação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, organizando e trazendo esse símbolo máximo para a sede da 25º Região Tradicionalista, onde é distribuída pelos cinco municípios que compõem a região.

Atualmente é Diretor de Cavalgadas da 25º Região Tradicionalista, cargo que ocupa por 11 anos e possui a comenda de Cavaleiro Farroupilha, outorgado pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, cavaleiro de 4º grau, com um percurso comprovado de 7.000 km à cavalo. Pedro Antonio Novello.

Conheça um pouco sobre os Irmãos Bertussi

O grupo Irmãos Bertussi contou com o já falecido Honeyde Bertussi, compositor, cantor e acordeonista. Era do Distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Honeyde compunha dupla com Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982). Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

Histórico da Comenda

A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, os ex-vereadores Edio Elói Frizzo e Edson da Rosa fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

Em agosto de 2011, a partir de proposta da ex-vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

Por decreto legislativo, de 2 de outubro de 2018, a partir da iniciativa do vereador licenciado Ricardo Daneluz e do ex-vereador Frizzo, a comenda passou a se chamar Irmãos Bertussi. Antes, a nomenclatura era Honeyde Bertussi.

11/10/2023 - 23:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo