Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno traz importantes demandas de congresso sobre envelhecimento humano

Evento internacional debateu temas relacionadas à pessoa idosa nesta semana  


Durante três dias nesta semana, o presidente da Comissão do Idoso do Legislativo caxiense, vereador Rafael Bueno/PDT, participou do 10° Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, em João Pessoa, capital da Paraíba, e um dos mais importantes do país que debate o tema. Para Bueno, o encontro foi uma grande oportunidade de compartilhar projetos, iniciativas, pesquisas e projeções. Um dos pontos bem ressaltados foi o Estatuto do Idoso, que completa 20 anos em 2023, com a participação online do senador Paulo Paim/PT.

O pedetista aproveitou a experiência enquanto parlamentar e presidente da Comissão do Idoso para representar Caxias do Sul e participar ativamente das palestras e debates. Para ele, o município está na vanguarda em se tratando de projetos que envolvem tanto o poder público quanto a comunidade, como as obras de ampliação e reformas do Lar da Velhice São Francisco de Assis e a inauguração, daqui a um mês, do Recanto da Compaixão Frei Salvador, que abrirá progressivamente 125 vagas para idosos em vulnerabilidade social. Em ambos os projetos, o vereador ajudou e tem auxiliado na busca de recursos e emendas parlamentares. 

"A possibilidade que o congresso proporcionou é de extrema relevância. Estou levando para a Câmara Municipal e para a cidade experiências que enquanto agente político poderei colocar em prática diversas ações. Os contatos estabelecidos com pessoas de renome na área foram importantes para ter uma base sólida e fundamentada com a ciência", afirmou o vereador.

Dentre esses contatos, Bueno destaca as palestras de Mirian Goldenberg, Sandra Regina Gomes, Gonzalo Vecina e Wilson Jacob Filho, todos especialistas renomados na área da pessoa idosa. Mirian é antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista do Jornal Folha de S.Paulo. Suas pesquisas narram sobre gênero, sexualidade, corpo e envelhecimento, temas nos quais se tornou referência. Sandra Regina Gomes é mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV) e especialista em Gerontologia. Também é pós-graduanda em Estilo de Vida e Coaching de Saúde - Hospital Albert Einstein. Gonzalo é sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde. Wilson é professor titular de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde se graduou e fez doutorado em Medicina.

Bueno traz uma lição importante do congresso:

"Todas as perspectivas e desafios do cuidado em saúde na contemporaneidade são muitos e exigem uma abordagem complexa, que envolva diferentes áreas do conhecimento. Desta maneira, será possível possibilitar o envelhecimento saudável e garantir o acesso aos cuidados de saúde de qualidade para a população."

 

Políticas públicas - Rafael Bueno entende que é preciso ampliar a rede de promoção de políticas para a pessoa idosa.
 

"Abordei nas mesas de debate o tema do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que sofreu alterações no formato de captação e aplicação. Hoje, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa lançou o edital que permite às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e fundações apresentarem projetos e, após aprovação, o conselho concede um certificado para captação dos recursos", elencou Bueno.

Cuidado Subsidiado - Em diversos momentos dos debates foi explicitada a importância dos Conselhos da Pessoa Idosa. Bueno destacou que em Caxias do Sul o conselho está sendo protagonista de diversos projetos, dentre eles o Programa Cuidado Subsidiado, justamente criado pelo Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Ele objetiva subsidiar o cuidado do idoso em seu núcleo familiar, desta forma garantindo a integridade e a cidadania das famílias.

O programa contará com comissão intersetorial para avaliar os casos que serão beneficiados com o recurso, após fará acompanhamento, monitoramento e avaliação. Serão financiados 20 cotas, de acordo com avaliação dos casos por grau de deficiência. Conforme avaliação de risco, a família terá o direito de até dois salários mínimos.

11/10/2023 - 14:22
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo