Voltar para a tela anterior.

Elói Gallon é o mais recente cidadão de Caxias do Sul

O educador recebeu a honraria da Câmara Municipal, nesta terça-feira (10/10), a partir de indicação da vereadora Estela Balardin/PT aprovada pela unanimidade do plenário


As palavras de Elói Gallon, 63 anos, ressoaram como um alento pelo plenário do Legislativo, nesta terça-feira (10/10), quando o educador recebeu o título de Cidadão Caxiense. “Tenho pensado tanto em autoajuda, mas tenho a segurança em dizer que a melhor autoajuda é ajudar”, afirmou o homenageado, prosseguindo com uma bela lição: “Em relação às crianças e adolescentes, nós precisamos aprender com os verdadeiros educadores do futuro, os indígenas e as comunidades e povos tradicionais. Aprender com eles que os filhos não são somente de quem os gerou, os filhos são filhos da comunidade. São, portanto, nossos filhos também e é responsabilidade nossa cuidar de todas as crianças e adolescentes”, afirmou, deixando a plateia emocionada.

Em meio ao público, a filha Maiara, o filho Matheus e Luana, namorada do filho e embaixatriz da Festa da Uva 2024. A ausência da esposa Nilza – que estaria de aniversário hoje e, amanhã, completa dois anos de seu falecimento – reacendeu a saudade, especialmente porque foi ela que sempre o acompanhou no cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, missão que abraçaram juntos, e tiveram a companhia dos filhos.

A emoção se elevou quando Gallon disse que estenderia a homenagem também à esposa. “A Nilza é responsável por grande parte do que consegui contribuir com esta cidade. Praticamente tudo nós fizemos juntos”, declarou, informando que deixaram um livro pronto chamado “Cordão Umbilical”, e será lançado no dia 10 de novembro, às 19h30min, no Colégio Murialdo. Todos são convidados para a sessão de autógrafos, disse Gallon.

Durante a solenidade, o educador teceu agradecimentos à Estela e ressaltou que a viu crescer e se tornar vereadora; agradeceu também a todo o Parlamento, aos amigos e a quem o acompanhou ao longo de sua trajetória.

A concessão do título a Gallon é uma iniciativa da vereadora Estela Balardin/PT, que contou com o voto unânime do plenário e foi entregue hoje, em uma cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós/PSB. Estela destacou que, além de reconhecer o trabalho de Elói, a entrega do título é uma forma de valorizar indiretamente os cidadãos e cidadãs que dedicam sua vida a desenvolverem uma cidade mais justa e igualitária. Conforme a parlamentar, é também uma forma de homenagear Nilza (in memoriam) e destacou a entrega de Gallon à área social.

“Seu comprometimento é um exemplo a ser seguido por todos nós, um farol que nos guia a um mundo mais justo, solidário e inclusivo. É com grande gratidão e admiração que entregamos este título a um homem extraordinário cujo coração generoso e determinação têm sido uma luz de esperança para cada um de nós. Que seu exemplo nos inspire a fazer a diferença em nossa comunidade, lembrando-nos que, juntos, podemos construir um mundo melhor a todas as gerações futuras”, enfatizou Estela, reforçando a doação e o afeto que o agraciado destinou a crianças e adolescentes ao longo da vida.

O presidente Zé Dambrós considerou muito justa a condecoração ao educador. A seu lado, na mesa de autoridades, esteve a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcanotto, que representou o Executivo durante a cerimônia. Junto ao público, marcaram presença o deputado estadual Pepe Vargas/PT e a ex-vereadora e ex-deputada federal Ana Corso/PT.

 

SOBRE O HOMENAGEADO:

- Segundo a exposição de motivos da matéria, Elói Gallon nasceu em Caibi, Santa Catarina, no dia 6 de agosto de 1960. Filho de agricultores, trabalhou no campo até a maioridade. Na cidade, estudou até a quarta série primária, nível máximo que havia. Gallon almejava sair dos campos e concluir o antigo segundo grau. Com intenção de continuar seus estudos, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Veranópolis, onde concluiria o Ensino Médio. 

- O futuro homenageado mudou-se, então, para Caxias do Sul, no início de 1987, quando passou a cursar Filosofia, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a trabalhar na Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé (conhecido como ACPMEN ou atual Murialdo Santa Fé). Nesse mesmo período, passou a integrar a Pastoral do Menor, onde permanece até o momento. Em julho do mesmo ano, deixou o Seminário dos Freis Capuchinhos e continuou trabalhando com crianças e adolescentes. Cursou Licenciatura em Filosofia, concluindo no ano de 1990.

- Ainda no final da década de 1980, passou a trabalhar com crianças e adolescentes em situação de rua, na Comissão Municipal de Amparo à Infância (Comai). Também deu aulas de Ensino Religioso e Filosofia no Colégio La Salle Carmo.

- Em dezembro de 1987, conheceu Nilza Aparecida Zanatta, com quem se casou em 1990 e teve dois filhos: Matheus (31 anos) e Maiara (26 anos). Em 1992, elegeu-se conselheiro tutelar, cargo que exerceu até 1995.

- Em janeiro de 1997, foi nomeado diretor da Infância e da Adolescência da Fundação de Assistência Social (FAS), pelo então prefeito Pepe Vargas/PT. Na FAS, permaneceu até o final de 2004, tendo ocupado também os cargos de diretor de Promoção da Cidadania (2002) e presidente (2004).

10/10/2023 - 23:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo