Voltar para a tela anterior.

Aprovados os nomes que receberão a Comenda Medalha Irmãos Bertussi de 2023

A sessão solene de outorga da honraria acontecerá nesta quarta-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal


Na sessão ordinária desta terça-feira (10/10), por unanimidade, foi aprovado o requerimento 58/2023, que indica três nomes para a Comenda Medalha Irmãos Bertussi, além de outro nome para a distinção especial. São eles: Jandira Bresolin Tissot, Luiz Alceu Mendes de Araújo e Pedro Novello, além de Daltro Bertussi (especial). A sessão solene será realizada amanhã, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

A comissão julgadora contou com os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), 25ª Coordenadoria Regional Tradicionalista (25ª RT/MTG), Piquetes de Laçadores de Caxias do Sul e os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Gladis Frizzo/MDB e Velocino Uez/PTB.

Conheça um pouco sobre Honeyde Bertussi

Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

Histórico da Comenda

A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, os ex-vereadores Edio Elói Frizzo e Edson da Rosa fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

Em agosto de 2011, a partir de proposta da ex-vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

REQUERIMENTO Nº 58/2023 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

10/10/2023 - 16:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo