Voltar para a tela anterior.

Empresário Vicente Geremia receberá o título de Cidadão Caxiense

A proposição, que é de autoria coletiva, mas tem o vereador Maurício Scalco/NOVO como principal proponente, passou em segunda discussão na plenária desta terça-feira (10/10) e retornará para apreciação final


Os vereadores caxienses aprovaram, em segunda discussão, nesta terça-feira (10/10), o projeto de decreto legislativo (PDL 18/2023), que busca homenagear o empresário Vicente Geremia com o título de Cidadão Caxiense. A indicação é do vereador Maurício Scalco/NOVO e também conta com as assinaturas dos parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Bortoluz/PP, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO e Rose Frigeri/PT. O texto segue, agora, para promulgação da Mesa Diretora.

Essa distinção reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade caxiense por cidadãos e cidadãs que nasceram em outras cidades, mas construíram sua trajetória em Caxias do Sul. Vicente Geremia nasceu em 1959, em Dois Lajeados, e implantou a Angeza Assessoria de Cobranças em Caxias do Sul no ano de 1986, conquistando êxito nos negócios.
 

SOBRE O FUTURO HOMENAGEADO

- Vicente Geremia é o 11º filho do seu Pedro Geremia e primogênito de dona Maria Regina Capitaneo Geremia. Nasceu em 1959, em Dois Lajeados, quando a pequena cidade ainda era um distrito de Guaporé (RS). Cresceu em meio a uma família numerosa (ele e mais 14 irmãos, além dos pais), de hábitos e vida simples inerentes à lida no campo, mas de igual forma unida e muito amorosa.

- Desde cedo, aprendeu com o pai que o “capricho é a arte do bem-feito”, uma vez que o filho mais velho do imigrante italiano Giuseppe Geremia fazia questão de ensinar aos seus que a excelência deveria fazer parte de tudo o que eles viessem a fazer, fossem obras de marcenaria (como a construção de um galpão), o plantio e o gerenciamento da produção agrícola familiar e, até mesmo, o envolvimento na liderança de uma comunidade, coisas que o próprio Pedro fazia.

- Aos 18 anos, Vicente foi convocado para servir ao Exército, em um dos quatro grupamentos que havia em Bagé (RS). Após o tempo de serviço militar, o jovem do interior decidiu aventurar-se no litoral. Partiu para trabalhar como garçom na alta temporada em Tramandaí (RS) e foi lá que, assistindo televisão, viu na RBS uma matéria sobre a Festa da Uva e a projeção de visitantes que Caxias do Sul poderia receber. Fazendo cálculos mentais de quanto um garçom, comissionado, poderia faturar, não pensou duas vezes. Assim, começou uma história de amor com Pérola das Colônias.

- Após 17 dias trabalhando com capricho no Café Society, famoso estabelecimento da época, foi convidado pelo proprietário, Eli Marin, para continuar atendendo na casa. Era o que o jovem cheio de planos precisava para fixar residência em Caxias. Tratou logo de alugar um quarto na antiga Pensão Mioranza e arregaçou as mangas mais uma vez.

- No final de 1982, recebeu a chance de encarar um novo desafio. Havia uma vaga para a área comercial da Assessoria de Cobranças Androni. O candidato precisava ter carro e Vicente, empreendedor como sempre, já estava com seu segundo automóvel, uma Brasília 79. Focado, durante um ano levou o emprego na assessoria em paralelo com o ofício de garçom aos finais de semana. E, após desenvolver seu próprio método de trabalho, fundou a Angeza Assessoria de Cobranças em 1986.

- Na época, conheceu Noilve, uma bela e dedicada jovem, que trabalhava no Banco do Commércio e Indústria de São Paulo S.A. (Comind). Casaram. Da união, Karine e Aline nasceram. Noi, como é carinhosamente chamada, teve um papel fundamental para que todos os sonhos de Vicente tornassem realidade.

- Com a Angeza consolidada, em 1996, surge a oportunidade de auxiliar seus irmãos Paulo e Roberto na expansão do Restaurante Giuseppe, fundado pela dupla dois anos antes, entre Bento Gonçalves (RS) e Garibaldi (RS). O restaurante recebeu um convite para abrir uma filial no Shopping Iguatemi, em Caxias, e Vicente somou esforços ao fazer a gestão administrativa, financeira e até operacional nos finais de semana. O amigo Francisco (Chico) Santin juntou-se ao trio Geremia e juntos o quarteto trabalhou na expansão da empresa (que veio a se chamar DiPaolo a partir de 2008) na cidade. A rede DiPaolo conta com 22 unidades, sendo quatro em Caxias do Sul e as demais distribuídas entre os estados da região Sul e São Paulo, empregando mais de 600 colaboradores.

- Hoje, Vicente, bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em constante evolução em tudo o que diz respeito à liderança empresarial, negócios, estratégia e governança estrutura e executa o processo sucessório da Angeza para sua primogênita Karine, também advogada.

- A empresa que, além da matriz em Caxias, possui filiais em Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), completará 38 anos em janeiro de 2024, preservando o foco na inovação, no relacionamento e nos resultados.

 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 18/2023

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

 

10/10/2023 - 12:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo