Voltar para a tela anterior.

Elói Gallon receberá título de Cidadão Caxiense nesta terça

A concessão da honraria acontece no plenário da Casa, às 19h


O educador Elói Gallon vai receber, nesta terça-feira (10/10), da Câmara Municipal, o título de Cidadão Caxiense. A iniciativa partiu da vereadora Estela Balardin/PT e vai ser entregue em sessão solene, às 19h, no plenário do Legislativo. Haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.

Parlamentar proponente, Estela Balardin destacou que, além de reconhecer o trabalho de Elói, a entrega do título é uma forma de valorizar indiretamente os cidadãos e cidadãs que dedicam sua vida a desenvolverem uma cidade mais justa e igualitária.

“Nos últimos dias, vimos uma grande mobilização em torno das eleições para o Conselho Tutelar, o que demonstra a relevância que o trabalho em prol dos direitos das crianças e adolescentes tem em nossa sociedade. A trajetória incansável de Elói Gallon vai ao encontro desta pauta, com muita luta, sobretudo na proteção de quem se encontra em situação de vulnerabilidade,” frisa a vereadora.

 

Sobre o homenageado:

 

- Segundo a exposição de motivos da matéria, Elói Gallon nasceu em Caibi, Santa Catarina, no dia 6 de agosto de 1960. Filho de agricultores, trabalhou no campo até a maioridade. Na cidade, estudou até a quarta série primária, nível máximo que havia. Gallon almejava sair dos campos e concluir o antigo segundo grau. Com intenção de continuar seus estudos, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Veranópolis, onde concluiria o Ensino Médio. 

- O futuro homenageado mudou-se, então, para Caxias do Sul, no início de 1987, quando passou a cursar Filosofia, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a trabalhar na Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé (conhecido como ACPMEN ou atual Murialdo Santa Fé). Nesse mesmo período, passou a integrar a Pastoral do Menor, onde permanece até o momento. Em julho do mesmo ano, deixou o Seminário dos Freis Capuchinhos e continuou trabalhando com crianças e adolescentes. Cursou Licenciatura em Filosofia, concluindo no ano de 1990.

- Ainda no final da década de 1980, passou a trabalhar com crianças e adolescentes em situação de rua, na Comissão Municipal de Amparo à Infância (Comai). Também deu aulas de Ensino Religioso e Filosofia no Colégio La Salle Carmo. Em 1992, elegeu-se conselheiro tutelar, cargo que exerceu até 1995.

- Em janeiro de 1997, foi nomeado diretor da Infância e da Adolescência da Fundação de Assistência Social (FAS), pelo então prefeito Pepe Vargas/PT. Na FAZ, permaneceu até o final de 2004, tendo ocupado também os cargos de diretor de Promoção da Cidadania (2002) e presidente (2004).

09/10/2023 - 10:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo