Voltar para a tela anterior.

Prêmio Caxias do Sul é entregue ao policial Diego Monteiro

Autoridades, familiares e amigos acompanharam a solenidade promovida pela Câmara Municipal, por indicação do vereador Ricardo Zanchin/NOVO, nesta quinta-feira (05/10)


O policial militar Diego Monteiro, 42 anos, recebeu do Parlamento Municipal o Prêmio Caxias do Sul, na noite desta quinta-feira (05/10), no plenário da Casa. A iniciativa partiu do vereador Ricardo Zanchin/NOVO e a cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, parlamentar Zé Dambrós/PSB. O Prêmio Caxias do Sul é concedido a pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

Vereador proponente, Zanchin retomou a trajetória de vida do homenageado, desde o tempo que residia com a família no interior caxiense, em São Giácomo, até hoje, na Brigada Militar e atuando como voluntário na Cruz Vermelha. “Monteiro exerceu a liderança por onde passou. Aliando muito trabalho e profissionalismo, aprimorou as ações com planejamento”, elogiou o legislador.

Esposa de Diego, Fernanda Kilian prosseguiu detalhando as frentes de apoio em que Monteiro participa. Elogiou o marido, agradeceu por ele ser um pai responsável e disse que o convívio do casal é um aprendizado constante e já venceram muitos obstáculos. “Você me ensinou que devemos ter atitude e persistência, olhar para frente e ter coragem para enfrentar as adversidades do dia a dia. Sempre com verdade, transparência e humildade. Estou ainda aprendendo, mas, hoje, estou melhor que ontem porque tenho alguém do meu lado me incentivando e apoiando”, afirmou Fernanda, que acompanhou a sessão ao lado da filha, Eduarda.

O homenageado deixou as lágrimas escorrerem pela face diversas vezes, ao longo da cerimônia. Em seu pronunciamento, nominou pessoas que acompanharam seu crescimento e percurso profissional. Mencionou os pais Adão e Laila e pediu uma salva de palmas para a mãe, que se encontrava na plateia. Agradeceu a eles pela vida. Na sequência, teceu agradecimentos a demais familiares e a colegas de farda e recordou episódios que ocorreram em diferentes momentos da vida. Por fim, fez questão de lembrar de lições que aprendeu em treinamentos.

“Há uma frase que me marcou e diz assim: ‘Você não chegou até aqui para chegar só até aqui’. Ou seja, todos temos o dever de evoluir, de dar sempre um passo a mais. Seja em qualquer missão ou trabalho, dedique-se, pois alcançará o sucesso”, enfatizou.

Atual diretor do Colégio Tiradentes, Major Juliano André Amaral parabenizou Monteiro pelo avanço na carreira e pelo senso de solidariedade que cultiva: “Conheci o Diego como soldado, trabalhei com o sargento Monteiro e, hoje, posso dizer com convicção que tenho a meu lado, como braço direito, o tente Monteiro, um homem simples e de grande coração”.

Ao testemunhar o empenho do policial no voluntariado, a vice-presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Caxias do Sul, Débora Branco Machado, disse que Monteiro segue a missão de ajudar, salvar e transformar pessoas. “Deixar um legado não é o que você deixa para as pessoas, mas o que você deixa nas pessoas. Muito obrigada, Monteiro, por aceitar esse desafio”, frisou a amiga e colega de Cruz Vermelha. Antes de finalizar o pronunciamento, Débora exaltou o sentido do voluntariado: “Voluntários não são pagos não porque não têm valor, mas porque são impagáveis”.

Ao encerrar a solenidade, o presidente Zé Dambrós/PSB pediu a Monteiro para que nunca canse de fazer e semear o bem. Prestigiou o ato, representando o Executivo municipal, o secretário municipal de Governo, Flavio Cassina. Também acompanharam a solenidade estudantes do Colégio Tiradentes, autoridades da Brigada Militar, dos Bombeiros, da Cruz Vermelha, entre outras entidades.

05/10/2023 - 22:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo