Voltar para a tela anterior.

Câmara estuda entrega do título de Cidadão Caxiense a Valter Salvi

O empresário, que já foi agricultor e metalúrgico, reside no bairro Desvio Rizzo, onde tem colaborado de forma voluntária em diversas ações


Os vereadores caxienses acolheram, nesta quinta-feira (05/10), em primeira discussão, o projeto de decreto legislativo (PDL 17/2023) que visa conceder o título de Cidadão Caxiense ao empresário Valter Geraldo Salvi. A proposta retornará a plenário para segunda discussão e votação final.

Essa honraria reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade caxiense por cidadãos e cidadãs que nasceram em outras cidades, mas construíram sua trajetória em Caxias do Sul. No caso de Salvi, nasceu em Garibaldi, em 10 de fevereiro de 1947, e veio para Caxias do Sul em 1972. O empresário, que já foi agricultor e metalúrgico, reside no bairro Desvio Rizzo, onde tem colaborado de forma voluntária em diversas ações.

Além da vereadora Gladis Frizzo/MDB, principal proponente da horaria, assinam o PDL os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alexandre Bortoluz/PP, Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa), Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PL, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PTB.

 

SOBRE O FUTURO HOMENAGEADO

- Valter Geraldo Salvi nasceu no dia 10 de fevereiro de 1947, na Comunidade de São Luiz de Castro, em Garibaldi. Filho de Victorino Salvi e Rosina Tomasi Salvi, estudou até a quinta série. Migrou para Caxias do Sul no ano de 1972. Primeiramente, morou no bairro Pio X e, depois, em 1990, mudou-se para o bairro Desvio Rizzo. Casou-se com Otília Borsoi Salvi em 1969 e teve dois filhos: Ivan e Edgar; e quatro netos: Luiza, Debora, Ana e Tiago.

- Sua profissão inicial era agricultor. Quando veio morar em Caxias, virou metalúrgico, vindo a trabalhar na Marcenaria Andrade Neves e, anos após, montou a Metalúrgica Incomarca, a qual fazia reboques para veículos.

- No Desvio Rizzo, participou de diversas atividades como voluntário. Morando no Jardim da Lagoa, fez melhorias em todos os canteiros da Rua João Lain (conhecida como Guzic) plantando várias árvores frutíferas e grama, as quais cuida até os dias de hoje. Sempre atuou fortemente nas gincanas, eventos que ajudaram e contribuíram na construção da creche e da unidade de Corpo de Bombeiros do bairro.

- Atua na igreja, participando de um grupo musical-coral, animando as missas da paróquia até os dias atuais. Foi presidente do Salão Paroquial por alguns anos e, além das tarefas do cargo, cuidou da praça da igreja, cultivando flores e embelezando o entorno com paisagismo. Na sua gestão, também foi pintada a igreja do bairro.

05/10/2023 - 12:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo