Voltar para a tela anterior.

Fiuza orienta para os cuidados com o meio ambiente

A manifestação do vereador republicano também incentiva a separação de resíduos e ocorreu no Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (04/10)


O vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS destacou a necessidade de as pessoas fazerem a separação e o destino correto dos resíduos, em seu Grande Expediente, na plenária desta quarta-feira (04/10). De acordo com as estatísticas apresentadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e citadas por Fiuza, a cidade gera em torno de 450 toneladas de resíduos, entre orgânico e seletivo. Por dia, Caxias produz quase 90 toneladas de resíduos seletivos que são destinados às associações conveniadas.

O parlamentar informou que as associações e cooperativas de recicladores com convênio com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) em dia vão ter repasse de valores adicionais. A decisão foi aprovada pela maioria dos integrantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e já está em vigor, ressaltou o republicano.

De acordo com o vereador, o presidente do Conselho e titular da Semma, João Uez, contou que existem 12 entidades cadastradas junto ao município. Cada entidade pode receber até 500 valores de referência municipal (VRMs) ou R$ 21,3 mil em 2023.

Segundo Fiuza, o valor é oriundo do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), no qual recebe recursos de multas ambientais, sendo destinados para a melhoria das condições de trabalho dos recicladores. Ele salientou que, com esta verba aprovada, os trabalhadores vão poder realizar reformas e ampliações em seus locais de trabalho para um melhor desempenho de suas funções.

Fiuza enfatizou a necessidade de os vereadores da Casa serem incentivadores das cooperativas de meio ambiente, para o crescimento da profissão e dar dignidade para as famílias. O vereador parabenizou os servidores públicos que trabalham para a causa, trazendo visibilidade e mais desenvolvimento à cidade e ressaltou a necessidade da separação correta do lixo.

Em aparte, a vereadora Estela Balardin/PT parabenizou o colega pelo tema abordado e salientou que a sua família sempre trabalhou na Associação de Recicladores do bairro Serrano. Disse que o trabalho tem grande relevância na parte econômica para as famílias e frisou a necessidade de mais atividades que ensinem a maneira correta da reciclagem do lixo.

04/10/2023 - 14:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo