Voltar para a tela anterior.

Crianças da Risque e Rabisque encantam o plenário

Durante a cerimônia de homenagem pelos 30 anos da escola de Educação Infantil, proposta pelo vereador Adriano Bressan/PTB, houve pronunciamento da proprietária Adriana Scotti e apresentação de canto e poesia por parte dos alunos


A alegria das crianças da Escola de Educação Infantil Risque e Rabisque contagiou os vereadores e o público presente na sessão ordinária desta quarta-feira (04/10), quando a instituição de ensino foi homenageada pela Câmara em razão de suas três décadas de história.  Meninos e meninas cantaram uma música e declamaram poemas alusivos aos 30 anos do espaço. Aplausos foram inevitáveis.

O presidente Zé Dambrós/PSB conduziu a cerimônia e o vereador Adriano Bressan/PTB, proponente da homenagem, discursou em nome da Casa. O petebista lembrou do início da instituição de ensino, em 1993, no bairro Rio Branco, sob a direção de Luciane Bianchi, e a sequência das atividades a contar de 1996, ano em que foi adquirida pela atual proprietária, a professora Adriana Scotti. ”Formada em Matemática e Física, a Adriana Scotti se dedica à Educação Infantil porque entende que os seis primeiros anos formam a base sólida da educação. Agradecemos à Adriana e à Risque e Rabisque pelos relevantes serviços educacionais prestados ao longo de três décadas à comunidade caxiense”, destaca o vereador.

Segundo Bressan, o período forte da pandemia do coronavírus, principalmente em 2020, época que colaborou na elaboração dos planos de contingência das escolas, levando-o a compreender melhor a área e a admirar ainda mais os professores. Mencionou a proximidade com a Escola Risque e Rabisque através de seu sobrinho, quando o levava para estudar no espaço.

O parlamentar prosseguiu na tribuna e explicou que a instituição e ensino foi idealizada para atender à necessidade de acolher e cuidar dos filhos das mulheres, para que pudessem ingressar no mercado de trabalho, tendo em vista a expansão do polo metalmecânico da cidade. De acordo com o legislador, que atualmente preside a Comissão de Educação da Casa, o afeto e o acolhimento às crianças são destaques na unidade.

Do ponto de vista pedagógico, a Risque e Rabisque buscou, entre os anos de 1999 e 2019, o sistema Dom Bosco de Ensino, que pauta as coordenadas de aprendizagem de escolas parceiras. Com aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), optou, em 2019, pelo Sistema Positivo de ensino, que vem sendo aplicado até os dias atuais.

Ao agradecer a Bressan e aos demais parlamentares pela homenagem, a proprietária Adriana Scotti saudou a plateia, com alunos, docentes, pais e familiares e expressou o que sente em relação à sua escolha profissional. “Trabalhar com Educação Infantil em uma cidade como Caxias do Sul requer muita persistência e amor. Se a gente está no mercado há 30 anos é porque a educação nos escolheu. São muito mais alegrias que tristezas”, comemora a docente.

Conforme Adriana, a instituição já está atendendo a segunda geração. “São nossos alunos do passado que estão trazendo seus filhos, hoje. Obrigada, Caxias do Sul, por se o palco onde a gente consegue escrever nossa história”, emocionou-se a proprietária.

04/10/2023 - 11:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo