Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo alerta para a prevenção ao câncer de mama

A parlamentar divulgou ações programadas para o Outubro Rosa, pensando na saúde do público feminino


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB defendeu, nesta terça-feira (03/10), a prevenção ao câncer de mama e divulgou a programação do Outubro Rosa, voltada à saúde da mulher. Entre as ações orientadas pela parlamentar, estão os exames periódicos e o autoexame dos seios, o qual pode apresentar os primeiros indicativos para que o público feminino procure atendimento médico de forma imediata.

Segundo a parlamentar, que também é titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), diversas iniciativas ocorrem ao longo deste mês. Uma delas, entretanto, é considerada fundamental. Ela acontece em 21 de outubro, das 8h às 17h, nas unidades básicas de saúde (UBS). Consiste no Mutirão de Saúde da Mulher, que receberá as mulheres para os mais diversos tipos de exames, visando, principalmente, o combate ao câncer de mama. Já de 23 a 31 de outubro, na prefeitura, haverá uma exposição alusiva ao Outubro Rosa. Mais detalhes sobre essa programação podem ser obtidos no site https://caxias.rs.gov.br.

Alguns dados também receberam a atenção da tucana. Um deles é de que 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis. Infelizmente, porém, 54% das mulheres subestimam a importância das mamografias e, para 2023, a estimativa é do registro de 75 mil casos de câncer de mama no Brasil.

“Há ações que nos fazem refletir sobre nossos hábitos de vida. O câncer é uma doença muito complexa que impacta no nosso trabalho e na sociedade como um todo”, avalia Tatiane, que ainda considera necessário observar o histórico familiar, pois o câncer de mama teria influência genética.

Os vereadores Marisol Santos/PSDB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS e Alberto Meneguzzi/PSB cumprimentaram Tati pelos alertas. Marisol também convidou a população a adquirir o broche do lacinho do Outubro Rosa, cujo recurso arrecadado com a venda será todo destinado ao atendimento de mulheres com câncer atendidas pelo Hospital Geral.

Na opinião de Fiuza, os homens deveriam estimular as mulheres a fazerem os exames periódicos. Meneguzzi lembrou que uma irmã sua morreu em decorrência do câncer de mama ainda muito jovem, aos 47 anos. Diante disso, faz questão de divulgar e orientar as pessoas sobre o Mutirão de Saúde da Mulher e outras ações preventivas.

03/10/2023 - 15:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo