Voltar para a tela anterior.

Central Única dos Trabalhadores conquista Prêmio Caxias do Sul 

Proposta da honraria partiu da vereadora Rose Frigeri/PT e a cerimônia de entrega ocorreu nesta segunda-feira (02/10)


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) recebeu, nesta segunda-feira (02/10), o Prêmio Caxias do Sul, pelos 40 anos de serviços. A iniciativa partiu da vereadora Rose Frigeri/PT e a entrega ocorreu no plenário do Legislativo, com a presença de diversos líderes sindicais e autoridades. Houve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa. 

A Central completou, em 28 de agosto de 2023, quatro décadas, segundo seus líderes e integrantes, com resistência e luta em defesa da classe trabalhadora, com trajetória de conquistas históricas que mudaram o país e ajudaram a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania.

O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara Municipal, para pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

No caso da CUT, presta um serviço fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras da cidade, do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por meio da representação e organização sindical que visam a uma garantia de melhores condições de vida e de trabalho. Nessas quatro décadas, a entrega de cada um dos dirigentes, dos sindicatos de base e entes, somada à energia e à resistência da aguerrida militância, foram moventes e determinantes para vitórias alcançadas.

Em nome do Legislativo se manifestou a vereadora Rose Frigeri. Segundo ela, a CUT se consagrou como a grande representante da classe trabalhadora brasileira, tornando-se a maior Central do Brasil e da América Latina e a quinta do mundo. A parlamentar salientou que a Central, com quase quatro mil entidades filiadas, representa mais de 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país.

“O fortalecimento da democracia, o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho são termos estratégicos da CUT. A luta pela universalização dos direitos, bandeira histórica, é cotidianamente reafirmada com a participação ativa da Central na construção de políticas públicas e afirmativas de vários setores e segmentos da sociedade”, finalizou a vereadora petista, durante seu discurso na tribuna da Casa. 

O presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, utilizou a palavra para falar da luta por direitos que a Central vem travando desde a sua fundação. 

“A CUT é esse grande presente que a classe trabalhadora deu para o Brasil. É uma pretensão? Não, porque e assim como de resto o mundo, nessa luta por direitos, ela acontece quando a sociedade civil também se organiza. A classe se organiza, seja de trabalhadores, pois assim as coisas foram acontecendo. A luta por direitos ela prescindiu sempre, do ponto de vista da presença de que os trabalhadores e trabalhadoras estivessem presentes”, concluiu Cenci.    

Também marcaram presença e usaram da palavra na tribuna da Casa as seguintes autoridades: a representante da CUT na Serra Gaúcha e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli; o diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Nelson Beber; o diretor de administração do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra do RS, Ademar Sgarbossa; o representante do Sindicato dos Professores de Caxias do Sul, José Carlos Monteiro; o diretor do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, Luiz Carlos de Azevedo e a deputada federal Denise Pessôa/PT. Os vereadores Estela Balardin/PT, Lucas Caregnato/PT e Rafael Bueno/PDT também participaram da entrega do Prêmio Caxias do Sul.   

02/10/2023 - 21:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo