Voltar para a tela anterior.

Legislativo concede Prêmio Caxias do Sul ao jornalista e cartunista Carlos Henrique Iotti 

O criador de Radicci recebeu o troféu das mãos do vereador Felipe Gremelmaier pelos 40 anos do personagem


O Legislativo caxiense, por iniciativa do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, concedeu ao jornalista e cartunista Carlos Henrique Iotti, pai do conhecido personagem Radicci, o Prêmio Caxias do Sul.  O parlamentar entregou o troféu ao homenageado na abertura da mostra "40 anos de Radicci", nesta sexta (29/09), na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, no Centro de Caxias do Sul.

“O Iotti e o Radicci se fundiram em uma só figura, durante todas essas décadas divertindo crianças e adultos por meio das charges, histórias em quadrinhos, teatro, música, programas de rádio e em outras manifestações culturais. Nada mais justo do que entregar o Prêmio Caxias do Sul a esse grande artista, que, por 40 anos, leva o nome de nossa cidade dentro e fora do Brasil”, declarou Felipe Gremelmaier.

Para Iotti, a honraria concedida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul representa o reconhecimento aos 40 de um personagem que está diretamente ligado a cultura de um povo. Entretanto, o criador de Radicci é humilde e confessa que os parabéns são para o personagem e não para o Iotti.

"É uma honraria da qual eu não me sinto merecedor, mas eu fico muito agradecido porque é um reconhecimento desses 40 anos do personagem. E Radicci em italiano quer dizer raízes. E antes de fazer qualquer tipo de deboche ou algo pejorativo, a minha ideia era fazer uma homenagem à cultura italiana. Essa homenagem que a Câmara de Vereadores, na pessoa do proponente e vereador Felipe Gremelmaier, é uma honraria. Fico muito agradecido", declarou Iotti sobre a premiação.   

O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara Municipal a pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade caxiense nos mais diferentes campos de ação.

Sobre o homenageado 

- Carlos Henrique Iotti é natural de Caxias do Sul e trabalha como jornalista, humorista e cartunista. Aos 14 anos, descobriu que o desenho poderia ser uma profissão.

- Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi na faculdade que criou seu primeiro personagem: o guerrilheiro trapalhão Ernesto Che da Silva (uma sátira ao movimento estudantil da época). De lá para cá, nasceram muitos personagens de destaque, como Frederico e Fellini, que conta a história de amor e ódio entre um menino e seu gato; Deus e o Diabo, uma dupla de criação de agência publicitária; Adão Hussein, um gaúcho típico das bandas de Vacaria, além do Radicci e sua família: Genoveva, Guilhermino e Nono.

- Radicci é a criação que tornou Iotti conhecido e também a mais popular, sendo publicada diariamente no Diário de Santa Maria (RS), Diário do Sudoeste (PR), O Bairrista, blog Fumetta e suas redes sociais. Nos 40 anos de carreira, Iotti fez tiras e charges diárias para os jornais Pioneiro, Zero Hora, Diário Catarinense, O Diário de Criciúma, O Diário do Sul, colaborando ainda com dezenas de outras publicações. Entre as quais: El Pais Brasil, Folha de São Paulo, Revista Contra Relógio e Mac Magazine. Já expôs seus trabalhos no Brasil, na Itália e atualmente planeja sua primeira exposição, assim como o lançamento de um livro, nos Estados Unidos.

- Apresentador dos programas de rádio Demo via let’s go (Rádio Atlântida FM e Rádio Studio FM), Qua comando mi (Studio FM), participou durante uma década do Show dos Esporte com Pedro Ernesto Denardin (Rádio Gaúcha) e na TV comandou os programas Radicci Repórter (RBS TV), Iotti Repórter (RBS TV Caxias) e Repórter Digital (Jornal Pioneiro Online). No YouTube, apresenta os programas e animações Radicci Show, Irmão Benildo, Culinária Toscana, entre outros. Também apresenta os podcasts Pinot No Ar, On The Rod e Radicci.

- Além da publicação de livros e produtos com as marcas Radicci e Jaquirana Air, Iotti tem se dedicado ao mercado americano, com seus novos personagens e charges em inglês como Red & Neck e Mr. Stone, e gravando os programas de turismo B Side e de pesca On The Rod, que podem ser visto no YouTube nos canais Fish TV, Iotti TV e Cubo Play.

- Quem também comemora 40 anos de existência é o Radicci, seu principal personagem, o qual, juntamente à sua família, evoluiu dos desenhos nas paredes das cavernas para as publicações em papel-jornal em preto e branco e agora finalmente para uma exposição dos desenhos quadrinhos coloridos.

- O personagem anti-herói da colônia italiana do nordeste gaúcho continua sendo produzido diariamente, de forma ininterrupta, nesses quarenta anos, sendo publicado em jornais e portais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das redes sociais.

*Colaborou o jornalista Clever Moreira - Mtb 8.697  

29/09/2023 - 17:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

A secretária municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto; o jornalista e cartunista Carlos Iotti; o vereador Felipe Gremelmaier e a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris durante homenagem realizada na Casa da Cultura

A secretária municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto; o jornalista e cartunista Carlos Iotti; o vereador Felipe Gremelmaier e a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris durante homenagem realizada na Casa da Cultura

Crédito: Tales Armiliato/Câmara Caxias


Últimas Notícias

Gladis cobra atenção do Executivo ao Bairro Desvio Rizzo


Daniel Santos assume como vereador da Câmara Municipal


Imagens da 449ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Plenário aprecia título de Cidadã Emérita à colunista Odinha Peregrina


Aprovadas criações e extinções de vagas no quadro de provimento efetivo do município


Ir para o topo