Voltar para a tela anterior.

De Camillis repercute demandas para o turismo

O parlamentar também usou o espaço do grande expediente para lembrar da Semana de Valorização da Língua Brasileira de Sinais


O vereador Gilfredo De Camillis/PSB utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (28/09) para divulgar o Dia Mundial do Turismo e para lembrar da Semana de Valorização da Língua Brasileira de Sinais. Na sua visão, há diversas ações que podem ser feitas para estimular os visitantes a conhecerem a cidade e aproveitar as belezas turísticas de Caxias do Sul. No que ser refere à Semana de Valorização de Libras, considerou a necessidade de se avançar na comunicação com a comunidade surda.

O socialista observa que os surdos enfrentam dificuldades para serem melhor compreendidos e para acessarem serviços básicos, como atendimento à saúde, audiências no judiciário ou eventos culturais. De Camillis, ao mesmo tempo, parabenizou os profissionais que fazem a tradução e a intepretação de libras. 

Quanto ao Dia Mundial do Turismo, festejado ontem (27/09), o legislador ressaltou como a atividade é ferramenta fundamental para o crescimento e o desenvolvimento econômico da cidade. Pontuou que, com a realização da Festa Nacional da Uva, de 15 de fevereiro a 3 de março, é necessário focar na melhoria dos pontos turísticos da cidade.

O socialista contou sobre a vontade de ver suas netas, Cecilia, de 5 anos, e Íris, de quatro meses, conhecendo a história e o passado do município.  Ao levar a mais velha pelos pontos turísticos, consegue visualizar a necessidade de mais cuidado com os locais. Trouxe como exemplo o Monumento ao Imigrante, que se encontra com várias infiltrações na estrutura, banheiros fechados e nenhuma acessibilidade. Além da sensação de insegurança, pichações, furto de afiação elétrica e iluminação insuficiente que torna o lugar propício a atos ilícitos, percebe.

As demandas por melhorias também se estendem para os Pavilhões da Festa da Uva, a Terceira Légua e a Estrada do Imigrante, acrescenta o parlamentar. De Camillis considera necessário pensar no turismo rural e apoiar o incremento da renda e a valorização do bem cultural.

O legislador ainda declarou que, para a cidade ser atraente para os turistas, precisa aumentar o investimento, melhorar as estruturas, as vias de acesso, a iluminação, a segurança e acessibilidade.  

A destinação de espaço para a instalação da Casa do Agricultor na Maesa foi comemorada pelo legislador. Nesse aspecto, aproveitou para convidar a todos para prestigiarem a feira de produtos familiares que será realizada na entrada da prefeitura nesta sexta-feira (29/09).

De Camillis ainda reafirmou durante a sessão o compromisso com a comunidade do bairro Santa Lúcia e sua preocupação com a zeladoria da cidade, a qual é uma bandeira forte de mandato. “Todos querem ver seu local bonito e bem cuidado e os vereadores temos a atribuição de indicar melhorias ao Executivo”, sublinhou. Ainda no tema, ele deixou a sugestão de criação da coordenadoria de zeladoria, com o objetivo de ter um departamento para direcionar as demandas.

28/09/2023 - 15:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo