Voltar para a tela anterior.

Segunda edição do “Maria nas Escolas” debate o combate à violência contra a mulher

Projeto da Escola do Legislativo recebeu estudantes na Câmara de Vereadores


O “Maria nas Escolas”, projeto da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, realizou mais uma edição nesta segunda-feira (25/09). Durante o dia, a Câmara de Vereadores recebeu alunos do 9º ano de quatro escolas do município para falar sobre o combate à violência contra a mulher. Na segunda-feira, estiveram presentes na Câmara, as escolas José Bonifácio, Silvio Stallivieri, Cidade Nova e Engenheiro Mansueto Serafini.

As atividades do projeto são baseadas no livro “Lei Maria da Penha em Miúdos”, criado pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre e impresso pelo Senado Federal. O livro traz, em formato de história em quadrinhos, um grupo de jovens conversando sobre a Lei Maria da Penha, ferramenta importante na defesa das mulheres. A partir desta publicação e de apresentações sobre os tipos de violência e as estatísticas do crime no estado, os alunos são divididos em grupos e preparam apresentações sobre o assunto.

A vereadora Marisol Santos/PSDB, Diretora da Escola do Legislativo, reforçou o trabalho de educação que o projeto vem fazendo.

“A cada edição, tenho mais certeza de que estamos formando agentes de mudança, que irão lutar por mais respeito nos relacionamentos, em casa, na escola e em todos os ambientes que estiverem.”

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, Procuradora Especial da Mulher em 2023, destacou a importância do projeto frente aos números de violência.  

“Precisamos estar atentos e falando sobre essas questões porque vimos no início deste ano que os dados são assustadores e que os índices da Serra são muito altos. Contamos com o apoio dos alunos para levar o assunto aos seus pares e fazer a diferença.”

A edição desta segunda-feira ainda contou com a presença da Deputada Estadual Delegada Nadine, também do PSDB, que passou pela Câmara e fez questão de falar da sua experiência no combate à violência contra a mulher, tanto como delegada quanto como Chefe da Polícia Civil do RS e agora, como parlamentar na Assembleia Legislativa.

“Fui Delegada antes e depois da criação da Lei Maria da Penha, e vivi a mudança positiva que a lei trouxe à vida das pessoas. O trabalho que presencio aqui me deixa orgulhosa e cheia de esperança sobre o futuro desses jovens”.

Até novembro, outras nove escolas irão visitar a Câmara em mais três edições do projeto.   

Texto: Jornalista Samuel Rodrigues 

26/09/2023 - 18:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo