Voltar para a tela anterior.

Vereador Bressan protocola projetos na área da doação de sangue

Iniciativas seguem agora para apreciação das Comissões permanentes do Legislativo


O vereador Adriano Bressan (PTB), protocolou nesta segunda-feira (25/09), dois Projetos de Lei que abordam questões relativas à doação de sangue em Caxias do Sul. O primeiro deles institui a Política Pública de Doação de Sangue e o segundo cria o mês “Junho Vermelho”, dedicado à realização de campanha de incentivo a doação e a conscientização a cerca da importância deste gesto de amor ao próximo.

O PL nº 141/2023 aborda sobre a instituição da política pública de doação de sangue no município de Caxias do Sul e se justifica por diversos motivos essenciais. Primeiramente, a escassez de doadores de sangue pode comprometer a capacidade de atendimento adequado nos hospitais e unidades de saúde locais ou regionais, podendo colocar em risco a vida de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

Além disso, a promoção da doação de sangue contribui para criar uma cultura de solidariedade e cuidado com o próximo na comunidade, estimulando o espírito de cidadania e responsabilidade social. A participação ativa dos cidadãos no ato de doar sangue pode fortalecer os laços entre a população e as instituições de saúde, criando um ambiente de cooperação mútua.

Já o PL nº 142/2023 tem por principal objetivo o incentivo a campanhas de doação, além de regulamentar alguns nobres movimentos que já se manifestam sobre esse assunto, dando força a essas iniciativas, envolvendo de forma participativa a rede pública e todos os setores de nossa sociedade.

O movimento “Junho Vermelho” já é assunto de algumas campanhas em nível nacional. O dia 14 de junho é considerado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A conscientização da população caxiense é de vital importância a essa ação que é tão simples e rápida e que na maioria das vezes pode salvar inúmeras de vidas.

Segundo o autor dos projetos, esta iniciativa estabelece parâmetros e incentivos à doação de sangue, principalmente nos meses em que o estoque sanguíneo, junto ao Hemocentro Regional e os Bancos de Sangue é baixo.

“Protocolamos estes projetos para auxiliar e ampliar a participação da comunidade no que tange à doação de sangue. Neste sentido, destacamos a criação de um cadastro municipal de doadores de sangue, com informações relevantes para facilitar a organização das campanhas e a convocação dos doadores em momentos de necessidade”, destaca Bressan. 

Ao incentivar a doação de sangue, a legislação municipal, caso seja aprovada, pode ajudar a reduzir os custos do sistema de saúde local, uma vez que o tratamento de pacientes que precisam de sangue é geralmente mais dispendioso em comparação com a manutenção de um estoque regular e suficiente de sangue para atender às demandas da comunidade caxiense.

A partir de agora, ambos Projetos de Lei tramitarão pelas Comissões Permanentes da Casa Legislativa, e após, seguirão ao Plenário para apreciação e aprovação dos demais parlamentares. 

26/09/2023 - 15:31
Gabinete do Vereador Adriano Bressan/PTB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo