Voltar para a tela anterior.

Ex-governador José Ivo Sartori será Cidadão Caxiense

A solene de entrega da honraria ocorre nesta terça-feira (26/09), às 19h, no plenário do Parlamento Municipal


A Câmara Municipal de Caxias do Sul concederá ao ex-governador gaúcho e ex-prefeito José Ivo Sartori/MDB, nesta terça-feira (26/09), às 19h, o título de Cidadão Caxiense.  A honraria foi aprovada pela unanimidade do plenário através do decreto legislativo (PDL) 15/2023, idealizado pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB e com assinaturas de mais 21 parlamentares.

A cerimônia ocorre na mesma data em que o Legislativo completa 131 anos de existência. Será aberta ao público e transmitida pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.

Na exposição de motivos da proposição, os autores informam que José Ivo Sartori nasceu na Capela São Valentim, no distrito de São Marcos, em Farroupilha/RS. Foi em 25 de fevereiro de 1948.

Filho de Antônio Silva Sartori e de Elza Josefina Dengo Sartori, aos 13 anos, em 1961, mudou-se para Antônio Prado, onde foi estudar no Colégio São José, pertencente à Congregação das Irmãs de São José. Após a conclusão do Ginásio, em Antônio Prado, no ano de 1966, Sartori se transferiu para Caxias do Sul visando dar sequência aos estudos e ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Depois de uma breve passagem pelo Seminário Maior de Viamão, retornou para Caxias para cursar Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, onde presidiu o Diretório Central de Estudantes (DCE) entre os anos de 1972 e 1975. No mesmo período, iniciou a carreira de educador, lecionando educação religiosa em colégios como São José e   Murialdo. Em 1976, casou-se com Maria Helena Sartori, sua colega de faculdade e de militância no movimento estudantil.

Na política eletiva, Sartori conquistou mandato de vereador (1977-1982) filiado pelo MDB. Com o slogan “Vamos virar o jogo”, elegeu-se deputado estadual em 1982, sendo reeleito por mais quatro mandatos consecutivos. No ano de 1998, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado sendo o primeiro representante da cidade na função. Em 2002, elegeu-se deputado federal e foi defensor da reforma do Pacto Federativo, visando à municipalização.

Em 2004, conquistou a eleição municipal como prefeito de Caxias do Sul, reelegendo-se em 2008. Os mandatos foram marcados por obras de grande destaque, como o Viaduto Campo dos Bugres, a Unidade de Pronto Atendimento 24h, a Barragem do Marrecas, asfaltamento no interior e melhorias no acesso ao bairro Fátima Baixo.

25/09/2023 - 11:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo