Voltar para a tela anterior.

Cadore participa de assinatura do convênio para a prestação de serviços médicos, veterinários e castrações de cães e gatos

O ato de assinatura foi realizado junto ao Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS, no bairro Petrópolis


A oficialização do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), foi assinado ainda em abril deste ano. O termo assinado na última segunda-feira (11/09) permite que haja a prestação de serviços médicos veterinários, exames e internações de animais resgatados. Estiveram presentes no ato de assinatura, além do vereador Cadore, o prefeito Adiló Didomenico, secretários municipais, o coordenador do Departamento de Proteção Animal da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, o diretor do IHVET, professor Leandro do Monte Ribas, além de pró-reitores e servidores da SEMMA.

O convênio visa viabilizar a castração de cães e gatos pertencentes a tutores de baixa renda ou animais que não possuam tutor, para fins de controle populacional. O aporte para o termo é de R$ 2,5 milhões, por parte da prefeitura, viabilizando a média de mais de 660 procedimentos ao mês. Os cuidados veterinários serão centralizados no Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS.

“A assinatura do convênio é um grande passo prático para a causa animal, que é uma grande necessidade de nossa comunidade. A causa animal é questão de saúde pública e precisa ser tratada com a seriedade e atenção devida. Atos práticos como este são necessários para que a discussão saia do campo das ideias e se torne concreta com ações.” Comentou Cadore.

As demandas protocoladas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) serão priorizadas, contemplando as famílias em situação de vulnerabilidade social. Além do convênio com a UCS, desde maio deste ano a prefeitura mantém parceria com a Animali Centro Médico Veterinário, possibilitando 1,2 mil castrações. A medida se deu pelo programa  estadual "Melhores Amigos - Bicho sente como gente" com repasse no valor de R$ 274,4 mil. 

A demanda estimada pela prefeitura, no final do primeiro semestre deste ano, é de cerca de 9 mil castrações de animais com tutores de baixa renda ou de rua. A estimativa é de uma média de 700 castrações mensais.

18/09/2023 - 09:34
Gabinete do vereador Olmir Cadore/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo