Voltar para a tela anterior.

Bueno repercute projeto de mercado público na Maesa

A manifestação aconteceu na sessão ordinária desta quinta-feira (14/09)


O vereador Rafael Bueno/PDT repercutiu, nesta quinta-feira (14/09), as readequações do projeto de mercado público na estrutura da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), no bairro Exposição. Segundo o pedetista, a matéria intitulada “Do impasse ao ‘quase consenso’ em torno da ocupação da Maesa”, publicada no Jornal Pioneiro desta quinta-feira (14/09), mostrou a união relacionada à temática. O parlamentar também parabenizou as autoridades citadas no texto: o presidente da União das Associações de Bairro (UAB), Valdir Walter; o diretor jurídico da entidade, Elói Frizzo; a ex-secretária da Cultura Rúbia Frizzo; e o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT (2013-2016).

O legislador pontuou e concordou com dois aspectos da nova proposta, que foram apresentados pelo secretário de Parcerias Estratégicas de Caxias do Sul, Matheus Neres da Rocha, à Comissão Especial de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa. Um deles é a situação financeira do município, que não teria recursos suficientes de aportes para a efetivação do novo projeto; e a concessão de uma área total de 13,1 mil metros, com seis blocos, para o comércio de produtos frescos e locais, bancas, espaços de eventos, gastronomia, entretenimento, lazer, convivência e turismo. Bueno pediu ao presidente da Casa, Zé Dambrós/PSB, e a toda Mesa Diretora o chamamento do secretário Matheus Neres da Rocha, para sanar dúvidas referentes ao tema.

O parlamentar destacou que a concessão deve ocorrer por licitação, com o valor de outorga rendendo 2% da operação bruta para o Fundo Municipal da Preservação do Prédio, que vai gerar dinheiro em caixa para a manutenção do espaço. Ele também enfatizou que toda a discussão anteriormente acerca do antigo projeto da Maesa resultou um prejuízo de tempo e dinheiro.

O próximo passo do Executivo, antecipa o vereador, deverá ser o envio de um projeto de lei complementar para a Câmara Municipal, pedindo autorização para a concessão e para a criação do fundo.

Outra questão levantada pelo parlamentar foi a mobilidade no entorno da Maesa, onde estão sendo construídos grandes estabelecimentos, que devem impactar no trânsito dessa parte da cidade. Pediu aos responsáveis pelas secretarias do Trânsito e do Urbanismo (SMU) que façam um planejamento de obras e melhorias nas vias.

14/09/2023 - 17:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo