Voltar para a tela anterior.

Escola Helen Keller destaca programações na tribuna do Legislativo

A manifestação aconteceu toda em libras, na sessão ordinária desta quinta-feira (14/09)


A representante da Escola Helen Keller, Natacha Perazzolo, utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quinta-feira (14/09), para salientar a importância da luta da comunidade surda. Ela divulgou a nova bandeira desta comunidade e a programação da 7° Semana dos Surdos e da 9° Semana Municipal da Promoção da Língua de Sinais. A manifestação foi realizada com tradução e intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A representante destacou que a escola está promovendo o movimento setembro azul, criado para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e a conscientização da sociedade. Contou que essa comunidade vem lutando a muito tempo pelos direitos de acessibilidade, esporte, educação e saúde. Ela pediu mais visibilidade e fomento para a educação de surdos, pois muitos locais ainda não têm intérprete de libras, existindo muitas barreiras e falta de acesso.

Ainda na tribuna, ela mostrou a nova Bandeira Internacional da Comunidade Surda, apresentada no evento internacional da Federação Mundial de Surdos (WFD), a bandeira foi criada pelo artista surdocego francês, Arnaud Balard. Natacha explicou que a bandeira representa os cinco continentes (Europa, Ásia, América, África e Oceania), e nas cores, o azul claro representa a língua de sinais, o azul escuro, a humanidade surda, e o amarelo, a esperança e a iluminação.

Finalizou sua manifestação, convidando e divulgando a programação da semana dos surdos, da 7° Semana dos Surdos e da 9° Semana Municipal da Promoção da Língua de Sinais. No dia 22 de setembro, acontece uma Oficina de Libras: Aspectos Linguísticos da Libras, com a Professora Marisol Cristina dos Santos, e uma palestra sobre Literatura Surda, com a professora Micheli Porn, na Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul (SSCS).

No dia 23, terá uma gincana, com tobogã, pipoca e algodão doce, no SSCS. Já no dia 24, acontece um almoço beneficente, no Salão Casa Grande e Eventos, no bairro São Caetano, às 12h. No dia 25, vai acontecer uma exposição, no Mezanino da Prefeitura. E no dia 26, que é comemorado o Dia Nacional dos Surdos, acontece uma palestra com o tema “A Experiência de Variação Pedagógica”, com os palestrantes Micheli Porn e Maarisol Casara, no SSCS.

14/09/2023 - 11:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo